Ensino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Ensino Ensino de línguas estrangeiras
Questões relativas ao ensino do português língua materna/língua estrangeira.
Contra o orgulho de falar uma língua só
As vantagens de aprender uma segunda língua nas escolas

«No mundo contamos mais de 7000 línguas e dialectos e a 10000 palavras por língua cerca de 70 milhões de palavras por aprender, 70 milhões de maneiras de ver o mundo, 70 milhões de experiências e origens e outras tantas histórias e eu não peço senão a aprendizagem de uma segunda língua só» – declara o professor João André Costa, diretor de uma escola em Londres, numa crítica ao monolinguismo, propondo uma reflexão acerca das vantagens de falar, pelo menos, uma segunda língua. Apontamento publicado em 11 de maio de 2025 no mural que o autor mantém no Facebook, com o título original "O  orgulho de falar uma língua só", que surge aqui adaptado.

Será que burro velho não aprende línguas?
Sobre a aprendizagem de línguas e a plasticidade do cérebro

«A plasticidade do cérebro em desenvolvimento é muito grande (só assim se explica tudo o que uma criança aprende nos primeiros anos de vida) e vai diminuindo com a maturidade, embora não desapareça» – observa da linguista e professora universitária  portuguesa Margarita Correia, num apontamento sobre as diferenças etárias na aprendizagem de línguas e o conceito de neuroplasticidade. Texto transcrito com a devida vénia do Diário de Notícias de 27 fevereiro de 2023.

 

Aqui se rememora a história de Pedro Carolino (1788-1866), que, sem falar uma palavra de inglês – e, de resto, muito pouco habilitado na sua própria língua –, publicou um guia de conversação Português-Inglês, que passou à história como um «monumento imortal à estupidez humana», segundo o prefácio de Mark Twain. Artigo de Wilton Fonseca, publicado no jornal português i de 30/11/2013.