Crónica da professora universitária e linguista Margarita Correia publicada no Diário de Notícias em 24 de janeiro de 2022, no contexto da campanha política para as eleições legislativas antecipadas em Portugal, de 30 de janeiro de 2022.
Crónica da professora universitária e linguista Margarita Correia publicada no Diário de Notícias em 24 de janeiro de 2022, no contexto da campanha política para as eleições legislativas antecipadas em Portugal, de 30 de janeiro de 2022.
O barbarismo insonso/a até já tem "consagração" dicionarística, mas...
A origem das palavras votar e voto dá mote à crónica da professora Carla Marques no programa Páginas de Português, da Antena 2, no contexto de eleições legislativas antecipadas.
«Etimologia, longe de ser o estudo (logos) do que é verdadeiro (etymon), poderia ser decomposta em ETI (de Etti, marca de ervilha em lata) + MO (que mói) + LO (bolo de massa fofa) + GIA (rãzinha semianalfabeta, que troca o J pelo G), significando... bem, significando que o estudo da origem das palavras não é bem assim.»
Apontamento do escritor brasileiro Eduardo Affonso, que o publicou em 9 de janeiro no mural Língua e Tradição no Facebook, a respeito da origem de várias palavras e do cuidado a ter com as interpretações etimológicas fantasiosas que também se leem e ouvem na Internet, por exemplo, entre influenciadores digitais menos bem informados.
«Nos comentários aos debates eleitorais [em Portugal, sobre as eleições legislativas de 30 de janeiro de 20222] – escreve nesta crónica * o tradutor Marco Neves –, algumas pessoas concentraram-se no uso (ou na falta dele) das famosas gravatas. Lembrei-me de fazer uma viagem pela história dessa palavra.»
* in Certas Palavras, com a data de 17 de janeiro de 2022. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.
«25 anos passaram. Venham mais 25! Parabéns, Ciberdúvidas!». Traçando o percurso deste portal desde que foi fundado em 1997, a professora universitária e linguista Margarita Correia celebra o aniversário do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa em crónica publicada no Diário de Notícias no dia 17 de janeiro de 2022.
«A pluralidade de perspetivas sobre a língua, associada ao facto de esta ter uma dimensão poliédrica que permite inúmeras abordagens, deu ao Ciberdúvidas a multiplicidade de rubricas que o caracterizam.»
«O ensino da língua, ao promover um conhecimento linguístico consciente, deve superar o saber falar e escrever e permitir uma reflexão sobre a complexa rede linguística de uma comunidade, uma vez que a escola não deve ser castradora da variação linguística.»
Neste artigo, Inês Gama reflete sobre a norma e variação linguística e a importância do seu ensino na escola, tendo em conta que qualquer língua é considerada um sistema heterogéneo, aberto e dinâmico, que se carateriza pela diversidade do seu uso pelos falantes.
«Os falantes de português representam 3,05% da população mundial conectada à internet e a língua divide a sexta posição junto com outras 4 línguas: árabe, russo, alemão e japonês.»
Crónica da linguista Edleise Mendes incluída no programa Páginas de Português (Antena 2), em 16 de janeiro de 2022, a respeito da posição dos falantes de português entre os utilizadores da Internet e a importância estratégica que este recurso tem para o desenvolvimento social.
No 25.º aniversário do Ciberdúvidas, a professora Carla Marques deixa um balanço do percurso do projeto que mostra, de forma clara, a sua vitalidade e pertinência.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações