Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e a Geração Z
A propósito da celebração do seu 28.º aniversário

A propósito da celebração do 28.º aniversário do projeto Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a consultora Inês Gama reflete sobre a utilidade deste serviço para os jovens adultos da Geração Z.

Etimologia da <i>gratidão</i>
Nos 28 anos do Ciberdúvidas

A professora e consultora do Ciberdúvidas Carla Marques assinala os 28 anos do projeto com o texto sobre as manifestações de gratidão. 

A classe de palavras de  <i>direito</i>
Sobre o seu uso adverbial

A classe de palavras de direito é o tema do apontamento gramatical da consultora Inês Gama (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 12/01/2025).

<i>Mandato</i> ou <i>mandado</i>?
Sobre uma ordem de detenção na Coreia do Sul

Estará correta a expressão «mandato de captura»? Não, claro, mas, devido à aproximação fonética entre mandato e mandado, a pivô da CNN Portugal usou a palavra errada, não uma, mas quatro vezes.

Os usos da palavra <i>rei</i> na língua
Exemplos de algumas expressões relacionadas com este termo

Neste apontamento, a consultora Inês Gama explora algumas expressões que existem em português com a palavra rei, a propósito da celebração do Dia de Reis, em 6 de janeiro. 

As homografias nos títulos dos jornais desportivos
Sobre trocadilhos futebolísticos

«Estes jogos de palavras inserem-se numa longa – de décadas – tradição de construção de títulos deste tipo de publicações» – sustenta o consultor Paulo J. S. Barata sobre a criatividade dos títulos dos jornais desportivos inspirados pelos nomes próprios do meio futebolístico.

Prendas e ajustes de contas
O verbo dar e o mês de dezembro

A professora universitária Sónia Valente Rodrigues propõe um pequeno apontamento sobre a omnipresença do verbo dar no mês de dezembro.

Ensinar português a alunos do Indostão
A experiência de uma professora moçambicana em Lisboa

«Há quase 200 países no mundo e poucos são os que não estão representados em Portugal por migrantes» – refere-se na apresentação de A Distância que nos Aproxima (quinzenalmente, domingos depois das 13h00), um programa da estação de rádio TSF, que, lançado em 27 de outubro de 2014, preencheu o seu primeiro episódio com uma entrevista à moçambicana Percilda Sitole, que vive e trabalha em Lisboa, cidade onde ensina Português Língua de Acolhimento a imigrantes do Indostão.

 

Adília Lopes
Uma obra profundamente original

«Morreu a poeta Adília Lopes, pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, aos 64 anos, 40 dos quais de vida literária, tendo editado 36 livros, desde que se revelou na primeira edição do Anuário de Poesia. Autores não Publicados, da Assírio & Alvim, em 1984.»

Texto que João Pedro Aido, presidente da Associação de Professores de Português, dedica à vida e obra da poeta – ou poetisa – Adília Lopes, que faleceu em Lisboa em 30 de dezembro de 2024.

 

Como identificar uma pseudoetimologia
Cuidados a ter com explicações falsas na Internet

 «Um tantão de páginas e perfis autointitulados de “ciência”, “curiosidades”, “conhecimento” e por aí vai não têm um pingo de vergonha em lançar invencionices etimológicas sem comprovação para atrair seguidores e angariar cliques» – adverte Rafael Rigolon, biólogo e divulgador de temas científicos (incluindo os linguísticos), sobre os cuidados a ter com conteúdos que, na Internet, difundem ideias falsas ou deturpadoras sobre a origem e o uso de palavras e expressões. Apontamento publicado no mural Língua e Tradição em 30/12/2024, no Facebook, e aqui transcrito com a devida vénia.