Apontamento da consultora Inês Gama sobre os sentidos e usos das palavras reticente e renitente. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 15 de junho de 2025.
Apontamento da consultora Inês Gama sobre os sentidos e usos das palavras reticente e renitente. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 15 de junho de 2025.
«[Nós, Portugueses,] derrubámos uma longuíssima ditadura e terminámos com a opressão que mantínhamos sobre diversos povos e com eles estabelecemos novas alianças e criámos uma comunidade de países de língua portuguesa» – sublinha a escritora Lídia Jorge numa passagem do discurso que proferiu nas comemorações de 2025 do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Lagos. Texto recolhido no jornal regional Sul Informação e aqui partilhado.
O dia 1 de junho de 2025 foi com certeza assinalado no Porto por mil e um acontecimentos e incidentes, mas um deles proporcionou a ocasião para um uso que parece relativamente recente: o de uma assentada, protesto que o grupo ativista Climáximo organizou junto do Aeroporto Sá Carneiro, nos arredores da Cidade Invicta. O consultor Carlos Rocha comenta este neologismo semântico.
«Era um homem de grande simplicidade e afabilidade, e muitíssimo prestável...» – assinala o arquivista e bibliotecário Paulo J. S. Barata a respeito do linguista, escritor e crítico literário Fernando Venâncio, que faleceu em Mértola, no dia 30 de maio de 2025. Apontamento que o autor incluiu na mesma data no seu mural de Facebook e aqui disponibilizado com a devida vénia.
No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
«Durante séculos, a língua portuguesa foi uma imposição. Foi espada, foi cruz, foi silêncio. Hoje, é escolha. Hoje, mais de 290 milhões de pessoas a usam como língua do afeto, da luta, do reencontro. É a língua mais falada do hemisfério sul, a quarta mais falada do mundo e é, cada vez mais, o idioma da esperança.»
No final de mais uma época de futebol em Portugal, a euforia dos campeões e o desgosto dos derrotados levam o discurso jornalístico a ativar palavras e expressões de vários campos lexicais, entre eles, o da espiritualidade. Fala-se por exemplo, do «misticismo do estádio do Jamor», expressão que motiva este apontamento do consultor Carlos Rocha.
«O que mais me impactou [...] foi o seu jeito de ser, sua candura, seu humor refinado – sempre aquele sorriso no rosto» – recorda o gramático Fernando Pestana acerca do seu primeiro encontro com Evanildo Bechara (1928-2025), cuja figura e obra são aqui evocadas. Apontamento que o autor publicou no seu mural de Facebook em 23 de maio de 2025.
Qual a diferença entre as palavras dicionário e glossário? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (dia 25 de maio de 2025).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações