1. A atualidade anda marcada pelo resultado das eleições norte-americanas, que se realizaram em 5 de novembro e das quais Donald Trump saiu incontestavelmente vencedor. O acontecimento justifica mencionar o prefixo super-, que associado a vitória, permite formar supervitória. Recorde-se que super- é hoje muito produtivo na formação de superlativos como superinteligente e super-rápido; pode também tornar-se palavra autónoma e ser categorizado como nome, dando, por exemplo, súper, forma curta de supermercado. Sobre o prefixo super-, cabe frisar que nunca se escreve com acento gráfico, nem mesmo quando hifenizado, como acontece com o caso de super-homem, vocábulo que tanto evoca heróis de banda desenhada como ideias controversas. A grafia do prefixo super- é precisamente o tema de uma das oito respostas que atualizam o Consultório e abrangem ainda outros tópicos: os topónimos Cagliari e Sande (com Sendim); a transitividade de ligar; o uso de imaginar com predicativos e a possibilidade de um grupo preposicional ser predicativo do sujeito; o adjetivo simpático referido a coisas e lugares; e o funcionamento de conforme e consoante como conjunções.
Na imagem, O viajante sobre um mar de névoa (c. 1817, Hamburger Kunsthalle), conhecido quadro do pintor alemão Caspar David Friedrich (1774-1840). Ver também João Gomes da Silva, "O viajante", Jornal Arquitetos, 2007, pp. 32/33.
2. Na Montra de Livros, apresenta-se o segundo volume da obra As cores de Abril, com o subtítulo Abril, o sonho em construção, o qual reúne, tal como o primeiro volume, um conjunto de artigos sobre a revolução de 25 de Abril de 1974 e no âmbito das comemorações dos 50 anos deste acontecimento.
3. Em Lisboa, o turismo dá azo ao cúmulo de, na restauração, a língua que se lê, fala e ouve é o inglês, e não o idioma nacional. No Pelourinho, transcreve-se parcialmente, com a devida vénia, um trabalho da jornalista Fernanda Câncio (Diário de Notícias, 03/11/2024) acerca dos excessos anglófonos na vivência da capital portuguesa.
4. Qual será a melhor maneira de aprender português em Lisboa? Apesar da vaga anglicista, as tradicionais pastelarias, onde se servem cafés, galões e pastéis de nata, são ainda lugares da aprendizagem ao vivo da língua mais genuína. É o que se conclui em O Nosso Idioma, com uma bem-humorada crónica da jornalista arménia Raya Khachatryan, desde 2022 a residir em Lisboa, sem perder a paciência com as idiossincrasias alfacinhas no uso da língua.
5. Os projetos do Ciberdúvidas continuam com novos episódios. Em Ciberdúvidas Responde (episódio 8), fala-se do adjetivo somativo, e em Ciberdúvidas Vai às Escolas, uma aluna do Agrupamento de Escolas de Nelas (Viseu) pergunta: porque não é formado por parassíntese o advérbio infelizmente?
6. Nas Notícias, dá-se conta de atribuição, em 05/11/2024, do Prémio Sonae Educação 2024 à Ciberescola, projeto da Associação Aprendo Português, e da realização do encontro Leitura: prazer ou obrigação?, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e realizado em 08/11/2024 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
7. Outros registos com incidência no debate, estudo e ensino da língua portuguesa:
– as Conferências da Academia às Quintas-feiras, uma iniciativa da Academia Angolana de Letras (programa de novembro aqui);
– o artigo de opinião "O português como política pública", de José Luís Landeira, que o assinou no Público Brasil;(03/11/2024);
– o 1.ª Encontro Internacional sobre Lexicografia, Lexicologia e Terminologia em Angola, que decorre em Luanda, de 13 a 15/11/2024 (informação aqui);
– O Encontro Lexicográfico entre Academias – Academia das Ciências de Lisboa/ Academia Brasileira de Letras, que se realiza em 13/11/2024, às 15h00 na Academia das Ciências de Lisboa (regime híbrido);
– o inquérito que a Associação de Professores de Português está a levar a cabo, para revisão dos documentos das Aprendizagens Essenciais, em vigor nos ensinos básico e secundário de Portugal (mais informação aqui).
8. Temas de três dos programas que a rádio pública portuguesa dedica a temas do português:
– O impacto de um ensino intercultural comunicativo na aprendizagem do género gramatical nominal em português por imigrantes adultos é o tema da conversa com Bruno Costa em Língua de Todos, difundido pela RDP África, na sexta-feira, 8/11/2024, às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*);
– Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 10/11/2024, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 16/11/2024, às 15h30*), entrevista-se a coordenadora da Ciberescola, Ana Sousa Martins, sobre a atribuição do Prémio Sonae Educação 2024 a este projeto. Transmite-se ainda uma conversa com a professora Sónia Reis (Universidade do Algarve) acerca da Inteligência Artificial no ensino de línguas, nomeadamente, do português. Ainda o apontamento gramatical de Inês Gama, assistente editorial do Ciberdúvidas, sobre a sinonímia do termo obsoleto;
– Igualmente na Antena 2, mencione-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho, de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*.
* Hora oficial de Portugal continental.