1. A aprendizagem da língua portuguesa pelas comunidades estrangeiras radicadas em Portugal é tema mediático, gerando preocupação na vida governativa e política em geral (cf. "Um em cada quatro alunos estrangeiros tem um “conhecimento limitado” da língua portuguesa", Público, 23/01/2025). No plano do ensino, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anuncia o Plano Aprender Mais Agora (A + A) através de duas notas informativas, uma relativa à contratação de «mediadores linguísticos e culturais» e outra respeitante a medidas a aplicar ao funcionamento da disciplina de Português como Língua Não Materna (PLNM) – cf. Direção-Geral de Educação. A propósito destas preocupações, apresenta-se em Montra de Livros a publicação Desafios e Descobertas: Perspe(c)tivas do Português como Língua Não Materna, que visa dar conta de diferentes perspetivas de investigadores e professoras sobre problemas e inovações no ensino de PLNM.
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2. Espaço privilegiado de inovação verbal e contacto interlinguístico é o mundo do futebol. No Pelourinho, o consultor Carlos Rocha aborda um uso "castelhanista" de ilusão, ou seja, um caso de castelhanismo semântico, por enquanto, só justificável pelo espanhol ilusión.
3. Diz-se e escreve-se «mais se informa» ou «mais informa-se? Esta é uma das seis perguntas que atualizam o Consultório, que abrange ainda os seguintes tópicos: a expressão «doença social», o uso de vírgulas com adjuntos adnominais, os valores aspetuais de uma frase, a grafia de telessaúde e os compostos que integram o nome limite.
4. Relativamente aos projetos que o Ciberdúvidas desenvolve em vídeo, em Ciberdúvidas Responde (episódio 20) encerra-se o ciclo de esclarecimentos sobre termos associados ao ano novo e, no episódio 14 de O Ciberdúvidas Vai às Escolas, o qual conta com a participação da Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa-a-Nova), dá-se conta da concordância verbal correta com a construção «a maioria de» seguida de nome.
5. Registos vários, à volta do português e das línguas em geral: as críticas contra o Acordo Ortográfico de 1990 a que o jornalista Nuno Pacheco volta mais uma vez no jornal Público em 30/01/2025, argumentando com situações, quanto a ele, reveladoras de contradições nefastas; o recente lançamento de uma nova edição do Novo Dicionário Etimológico do Português Arcaico – séculos XIII-XVI, um trabalho de Américo Venâncio Lopes Machado Filho, professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA); e outra questão também retomada, a de saber até que ponto as línguas condicionam o pensamento, num apontamento da BBC Brasil dedicado ao livro A Myriad of Tongues («Uma Miríade de Línguas»), de Caleb Everett, um linguista que, desde a infância, tem tido contacto com as línguas indígenas do interior da Amazónia, em Rondónia.
6. Semanalmente, as Notícias registam os temas dos programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal, ou seja:
– Em Língua de Todos, difundido pela RDP África, na sexta-feira, 31/01/2025, às 13h20*, a professora Sandra Duarte Tavares fala sobre o aperfeiçoamento da competência linguística dos alunos das nossas escolas. O programa conta também com a participação da linguista brasileira Edleise Mendes (UFBA), com um apontamento a respeito da ideia de translinguagem.
– Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 02/02/2025, às 12h30*, inclui-se uma conversa do professor e tradutor Marco Neves, conhecido divulgador de temas linguísticos, acerca de Queria? Já Não Quer? Mitos e Disparates da Língua Portuguesa. Esta emissão inclui um apontamento gramatical da professora Carla Marques.
* Hora oficial de Portugal continental.