1. É o tema da conferência¹ que assinala o 130.º aniversário do Jornal de Notícias: o «importante ativo estratégico, de interesse geopolítico, património cultural inalienável e com um enorme potencial económico» da língua portuguesa» – idioma oficial em oito Estados soberanos, falado por mais de 250 milhões de pessoas em todos os continentes. Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, Fernando Henrique Cardoso, antigo Presidente do Brasil, José Ramos-Horta, Nobel da Paz e ex-Presidente de Timor-Leste, João Melo, ministro da Comunicação Social de Angola, e Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, entre outros convidados, são os oradores desta iniciativa centrada na língua mais falada no hemisfério sul, terceira no hemisfério ocidental e quinta no mundo. Conta com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa.
¹ A conferência assinalando os 130 anos do Jornal de Noticias, "A Falar Nos Entendemos: A Língua Como Ativo Estratégico", pode ser vista, na íntegra, aqui.
2. Um esclarecimento sobre frases optativas, o verbo ocorrer com uma oração completiva, a ocorrência de duas funções sintáticas coordenadas na mesma frase e a obrigatoriedade da duplicação das consoantes r e s nas formações por prefixação, segundo as novas regras do uso do hífen, são as quatro novas respostas da presente atualização do consultório do Ciberdúvidas².
² Conforme o já exposto anteriormente: o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto, sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques que vão sendo renovados neste período.
3. A propósito do feriado religioso do Dia do Corpo de Deus e do seu significado preciso, sugerimos uma (re)leitura do que, do tema, temos em arquivo: Por exemplo: As palavras Deus, Anjo e Alma + Sobre o provérbio «Ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo» + Razão do uso de Deus sem artigo + «A bênção de Deus» = «a graça de Deus».
4. Nota final, de pesar, pelo falecimento do jornalista e escritor português António Loja Neves (1955-2018), um cultor da língua portuguesa, na sua vida profissional e literária³.
³ Ao lado, a capa do último livro publicado em vida por António Loja Neves, Arménia: Povo e Identidade (em coautoria com Margarida Neves Pereira, ed. Tinta-da-China, 2018).