1. No plano internacional, aos conflitos armados acresce a tensão decorrente da questão de Taiwan e avoluma-se a expetativa quanto às eleições presidenciais nos EUA, que se avizinham. Em Portugal, a situação será comparativamente pacífica, mas as negociações para a votação do Orçamento do Estado 2025 na Assembleia da República motivam declarações políticas nada idílicas; e a escolha do novo presidente da República em 2026 já vai dando que fazer e falar. Por exemplo, no Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer (12/10/2024), em comentário à declaração favorável do primeiro-ministro português à candidatura do político e comentador Marques Mendes, ouviu-se em tom irónico a forma «endorsado», a qual pressupõe "endorsar" e "endorsamento". São formas que adaptam livremente as palavras inglesas to endorse e endorsement, atualmente recorrentes nos media norte-americanos, para denotar o apoio de uma figura pública a um político (ou a um produto) e que podem bem traduzir-se pelas perífrases vernáculas «tomar partido» ou «declarar apoio» (cf. "Taylor Swift declara apoio a Kamala Harris, Sábado, 11/09/2024). Independentemente da intenção jocosa associada a "endorsado", será este um aportuguesamento viável? A esta e outras questões dedica a consultora Sara Mourato um apontamento disponível em O Nosso Idioma.
2. Segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, nunca se venderam tantos livros em Portugal e os principais compradores são gente nova. Trata-se, contudo, de leituras completamente fora do cânone literário clássico. Na rubrica Literatura, a consultora Inês Gama discorre sobre os hábitos de leitura dos jovens e a sua relação com os grandes clássicos.
3. Diz-se «do mesmo jeito que...» ou «mesmo jeito como...»? E o uso desta expressão é típico de que país de língua portuguesa? Com esta, são oito as respostas que atualizam o Consultório e que dão esclarecimentos a respeito de outros tópicos: o significado das expressões «o Roque e a amiga» e «em razão disso»; a etimologia do verbo esparralhar; o uso do conjuntivo numa relativa sem antecedente; a sintaxe do verbo apontar; e o plural associado a «um ou mais...».
4. Em Ciberdúvidas Responde, um novo vídeo trata da colocação do pronome pessoal átono que acompanha um infinitivo. Sobre o uso mais correto, pergunta-se: diz-se «obrigado por informar-me» ou «obrigado por me informar»?
5. O projeto Ciberdúvidas Vai às Escolas divulga um novo vídeo, acerca da identificação do predicativo do sujeito numa frase. A pergunta vem do Agrupamento de Escolas de Nelas, cuja participação muito se agradece.
6. Nas Notícias, dá-se conta do falecimento do jornalista Emídio Fernando (1965-2024), numa nota assinada pela jornalista Paula Torres de Carvalho.
7. Registos da atualidade:
– Na Galiza, os dados de um inquérito do Instituto Galego de Estatística (IGE) revelam a descida preocupante do número de falantes de galego, principalmente entre os jovens. Há fortes reações dos setores afetos à promoção do galego, que acusam o governo autonómico, a Xunta, de não saber ou não querer contrariar esta tendência (cf. Diário Nós, 11/10/2024).
– A publicação de uma reflexão Associação de Professores de Português (APP) a respeito do perfil do docente de Português Língua Não Materna (PLNM).
– A comemoração do centenário de António Ramos Rosa, nascido em Faro em 17 de outubro de 1924 e falecido em Lisboa em 2013. Na Antologia, disponibilizam-se dois poemas deste poeta português: "Coágulo do tempo" e "A palavra".
8. Quanto aos temas de três dos programas que a rádio pública de Portugal dedica à língua portuguesa, salientam-se:
– Em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 18/10/2024 às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), entrevista-se a escritora luso-moçambicana Fernanda Melo Alves sobre o seu romance recentemente editado À Procura dos Rinocerontes Perdidos;
– Em Páginas de Português, programa transmitido pela Antena 2, no domingo, 20/10/2024, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 26/10/2024, às 15h30*), apresenta-se uma conversa com a professora Helena Rebelo (Universidade da Madeira) sobre o património linguístico deste arquipélago, nomeadamente os múltiplos hipónimos da palavra pão. Ainda o apontamento gramatical da autoria da professora Carla Marques;
– Menciona-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e igualmente transmitido na Antena 2, de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*.
* Hora oficial de Portugal continental.