1. Quando pensamos na origem das palavras, julgamos frequentemente que vocábulos com formas semelhantes têm um passado comum. Depressa descobrimos que raramente é assim, como acontece com uma nova resposta do consultório sobre as etimologias de cura («restabelecimento da saúde») e cúria («lugar de reunião, senado, tribunal eclesiástico»). Outros tópicos abordados nesta atualização: o gentílico da República Cooperativa da Guiana (a antiga Guiana Britânica); o uso de vírgula com orações temporais; e a expressão «em qualquer altura do dia». Nas demais rubricas: no Nosso Idioma, uma crónica de Edno Pimentel sobre o uso erróneo de «ter haver» em lugar de «ter que ver», no contexto angolano; na Montra de Livros, um apontamento de Sara Mourato sobre a obra Em português, se faz favor (Lisboa, Guerra e Paz, 2015), do revisor e tradutor Helder Guégués.
2. No contexto das eleições legislativas que se realizam em Portugal em 4 de outubro p. f., recordamos algumas das palavras e expressões que se salientaram no discurso da campanha e nas notícias sobre ela: tracking polls, «sondagens low cost», plafonamento, "salamizar", arruada, "troicuta". Além da nova sigla PàF, amiúde mal grafada nos media portugueses.* Sobre todos estes vocábulos, consulte-se a Abertura de 30/09/2015.
*A campanha eleitoral portuguesa continua pródiga em palavras inventadas: registem-se também "passistão" (de Passos Coelho, segundo o modelo de "cavaquistão", nome jocoso que já se deu ao distrito de Viseu) e "pàfistão" (de PàF, sigla da coligação Portugal à Frente), vocábulos surgidos nas circunstâncias que são relatadas por um trabalho publicado no semanário Expresso (30/09/2015).
3. O programa Língua de Todos de sexta-feira, 2 de outubro (às 13h15**, na RDP África; com repetição no sábado, 3 de outubro, depois do noticiário das 9h00**), é dedicado ao livro 500 erros mais comuns da língua portuguesa, de Sandra Duarte Tavares. O Páginas de Português de domingo, 4 de outubro (às 17h00**, na Antena 2), foca os Colóquios da Lusofonia, realizados entre 24 e 27 de setembro na ilha Graciosa (Região Autónoma dos Açores).
** Hora oficial de Portugal continental.