1. O Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia assinala-se em 17 de maio e tem como objetivo nuclear contribuir para a consciencialização das violações dos direitos LGBTI. Este é um dia reconhecido e comemorado em mais de 130 países espalhados pelo mundo inteiro que continua a revelar-se importante porque ainda há locais que criminalizam as relações entre pessoas do mesmo género e ainda há regiões onde a violência contra gays, lésbicas e bissexuais é uma ameaça contínua. Continua, portanto, a ser fundamental a mudança de mentalidades para a construção de um mundo que aceite a diferença. No Ciberdúvidas, abordámos, desde a primeira hora, questões linguísticas relacionadas com o tema. Recordamos, por isso, algumas respostas que fazem parte do nosso acervo («Sobre a formação de homofóbico e homofobia», «Homossexual ou gay?», «Parada gay», «Casal “gay” ou par “gay”?») e esclarecimentos que foram dados sobre o significado e a grafia de siglas como LGBT, LGBTI, LGBTIQ, entre outras (aqui).
2. Entretanto, a covid-19 teima em não dar tréguas: o número de infeções continua a aumentar devido ao aparecimento de sublinhagens da variante ómicron muito infecciosas. Esta situação abre a porta ao regresso a algumas das medidas de contenção implementadas anteriormente. Continuamos, deste modo, atentos ao aparecimento de novas expressões / palavras relacionadas com a pandemia e registamos em A Covid-19 na Língua quatro novas entradas: H78Y, Ómicron XE, «Vírus recombinante» e XE. Também em O Afeganistão de A a Z tem lugar uma nova entrada que descreve a medida imposta pelo regime talibã sobre a obrigatoriedade do uso de véu absoluto pelas mulheres afegãs: «Regressão civilizacional».
3. Ao Consultório chega-nos uma dúvida relacionada com o uso de irradiado com o sentido de «afastado, expulso». Aqui se esclarece que se trata de um uso que se encontra atestado, embora não constitua uma opção que respeite o bom estilo. Apresentamos ainda perguntas relacionadas com o uso do infinitivo pessoal, com o significado da locução «ao abrigo de» ou com a correção da construção «sinto a falta». Por fim, um esclarecimento sobre a correção de expressões como «figura de prol» ou «figura de proa» e sobre a origem e significado de interlocado.
3. Na rubrica Ensino, Inês Gama passa em revista a classificação dos verbos em português, considerando subclasses, o seu comportamento sintático e valores que estes convocam.
4. O jornal digital brasileiro Nexo publica uma detalhada infografia sobre a origem indígena dos nomes de municípios brasileiros, revelando que, nesta área da toponímia, cerca de 37% dos nomes têm origem nas línguas dos povos originários, sendo que na região do Amazonas cerca de 73% dos nomes de municípios se enquadram nesta situação (aqui partilhado com a devida vénia).
5. Marco Neves, tradutor e professor universitário, publicou um conjunto de três artigos dedicados às línguas de Lisboa, desde a época anterior à nacionalidade até à atualidade. Partilhamos, com a devida vénia, o terceiro desses textos, desta feita dedicado ao período temporal entre o terramoto de 1755 e a atualidade.
6. Nas notícias relacionadas com a língua, registe-se o Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas online 2022. Trata-se de um curso à distância que envolve seis instituições do ensino superior e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. O curso é destinado a um púbico de não falantes de português como português língua materna, estando abertas inscrições para os diferentes níveis (A1 a C2) até 22 de maio.