1. O Ciberdúvidas perfez no dia 15 de janeiro p.p. 27 anos de existência ao serviço da língua portuguesa e dos seus falantes, sempre disponível para esclarecer as mais variadas questões que chegam ao seu Consultório e para corrigir, quando necessário, os usos deficitários. Neste âmbito, o Ciberdúvidas lançou aos seus consulentes, no final de 2023, um novo desafio: a eleição da Dúvida do Ano. Entre 10 incorreções ou hesitações usuais, os falantes selecionaram aquela que mais frequentemente encontram, o que levou à eleição de: «Eis os livros que gosto mais» ou «Eis os livros de que gosto mais»? O uso das relativas preposicionadas constitui, assim, a incorreção que ocupa o primeiro lugar do pódio, secundada pelas restantes nove que aqui são analisadas pela consultora Inês Gama. O Ciberdúvidas presta também particular atenção às palavras, sobretudo aos neologismos que vão surgindo na língua, propondo alternativas aos estrangeirismos que pululam, registando e descrevendo as palavras que assumem forma que respeita o português, como é o caso da palavra que nos chega do Brasil: desigrejados. Trata-se de um vocábulo derivado por prefixação, que resulta da associação do prefixo des- à forma igrejados, derivada de igreja. Desigrejado é usado para referir as pessoas que rejeitam a prática de um culto religioso por se sentirem descontentes com aspetos a ele associados ou por não se identificarem com as suas práticas ou crenças.
2. A par dos neologismos, o Ciberdúvidas regressa, não raro, a determinadas palavras consideradas pertinentes em função do contexto que se vive. Na presente data, é o vocábulo aniversário que se destaca e que motiva um novo apontamento da professora Carla Marques, em jeito de felicitação pela data que agora agora se celebra (texto divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2).
3. A construção «vem mais eu», usada frequentemente em contextos informais, pode ser considerada incorreta? A resposta a esta questão é construída com base no cotejo com a estrutura «vem comigo», constituindo uma das resposta que integra a atualização do Consultório. Poderão ainda ser consultadas respostas na área da ortografia ("O grafema th em latim e português" e "O adjetivo hipostilo"), da morfologia ("O superlativo absoluto de cruel"), da classe de palavras / sintaxe ("A locução 'uma vez que' e a coordenação", "Análise de 'cego pelo ódio'" e "Complemento direto e preposição a") e da linguística histórica ("A origem da irregularidade na conjugação verbal").
4. A professora e linguista Margarita Correia analisa alguns dos resultados do EF English Proficiency Index (Índice de proficiência em inglês) de 2023, incidindo em particular sobre o caso português. Esta abordagem permite avaliar criticamente a importância que, no país, se vai dando à língua inglesa em diferentes setores, face à perda de protagonismo da língua portuguesa (artigo de opinião publicado no jornal Diário de Notícias, aqui partilhado com a devida vénia).
5. Entre os eventos de relevo, destaque para os seguintes:
– O 10.º aniversário da plataforma RTP Ensina, que agrega recursos audiovisuais muito diversificados, que servem de apoio aos estudos de várias disciplinas integrantes do currículo escolar português;
– A conferência A Inteligência Artificial na educação – uma nova era na aprendizagem, uma parceria RTP Ensina e Direção-Geral da Educação (DGE), que terá lugar no dia 17 de janeiro e que poderá ser acompanhada em direto na RTP Play.