Glossário de erros mais frequentes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.

Glossário de erros mais frequentes [ Letra: M ]

Plural da palavra latina "MEDIUM" (e não o "media/os" "medias"). Inaportuguesável (órgão de comunicação social), ao contrário do derivado MEDIÁTICO. Que se pronuncia "média" — e não "mídia", à inglesa.

M
Consoante que, entre outras particularidades, se dobra nos advérbios de modo formados a partir de adjectivos terminados em m [comummente, ruimmente].
...aportug. de "McCarthysm".
...e não "massiço" nem "massivo", do fr. "massif".
Os compostos de macro nunca levam hífen, excepto se a palavra seguinte começar por r. [Macroeconomia, macro-região; excepção à regra: macro-história]. Cf. HÍFEN.
...o m.q. MAGNATE. Cf. NEOLOGISMOS.
1. Antes de adjectivos-particípios, utilizam-se, de preferência, estas formas dos advérbios bem e mal ["Mais bem alimentado", "Estas paredes estão mais bem pintadas do que as outras".] 2. Em caso de posposição, porém, só se empregam as formas sintéticas dos respectivos comparativos ["As paredes das salas estão pintadas melhor do que as do quarto".]
Aumento de valor adquirido por uma mercadoria ou por um bem patrimonial por influência de factores/fatores estranhos ao proprietário. Adaptado pela gíria do futebol [cf. FUTEBOLÊS], no sentido de reforço, craque, valioso, etc. Dif. de «mais valia estar calado».
...e não "magestade".
Prefixo que obriga ao emprego do hífen apenas antes de vogal e H [mal-afamado,mal-entendido, mal-estar (e não "mau estar"), mal-humorado (e não "mau-humorado"); mas: malcheiroso, maldisposto]. HÍFEN.
...de captura.
...eleitoral...judicial.
...e não "mangerico".
...e não "mangerona".
...e não "mantem-se", pl: mantêm-se (e não "manteem-se").

...e não "maquete". Cf. NEOLOGISMOS.

...sem hífen [maxissaia]. Cf. HÍFEN.
...também sem hífen [megahertz, megalómano, megatonelada, megapolis]. Cf. HÍFEN.
Prefixo que nunca precede hífen [metafísica, metalinguagem, metapsíquico]. Cf. HÍFEN, excepto antes de h.
...e não "metereologia".
Prefixo que nunca emprega hífen [microempresa, microcirurgia, microonda e não micronda, microrregião]. Cf. HÍFEN.
Dif. de MINERALURGIA.
... e não "miscegenação".
...e não "misogenia"/"misógeno".
...sem hífen [morfomania, morfossintaxe]. Cf. HÍFEN.
...sem hífen [motobomba, motociclismo, motonáutica, motorreactor]. Cf. HÍFEN.
...também sempre sem hífen no caso de conceitos autónomos [multissecular, multirracial]. Cf. HÍFEN.