DE QUE Regência normalmente mal utilizada. Cf. REGÊNCIAS. certo / errado: "Informo-o de que chego amanhã..." / "Informo-o que chego amanhã..." "Posso provar que..." / "Posso provar de que..."
DESDE Não se escreve «"desde" Moscovo» mas «de Moscovo», nem «"desde" a Bairrada "até ao" Algarve» mas «da Bairrada ao Algarve».
DESPOLETAR Erro crasso, utilizado no sentido exactamente inverso ao da ideia original. Não se "despoleta" uma granada para deflagrá-la: descavilha-se. Quando se despoleta ela fica sem efeito. No sentido da deflagração, prefira-se, por exemplo, a imagem detonar, rebentar, activar. Cf. Respostas Anteriores + Pelourinho.
DILAÇÃO Dif. de delação. [Outras palavras de expressão/conteúdo diferentes começadas por de/di: deferente/diferente, delatório/dilatório].
DIZER Não sendo sinónimos de dizer, os verbos acentuar, afirmar, confessar, declarar, esclarecer, observar, precisar, referir, rematar são muitas vezes empregados como se o fossem. Importa, assim, cuidar do seu uso adequado e preciso. Cf. VERBOS.