«No meu regresso» e «de regresso»
Diz-se: «Ao meu regresso conversaremos», «De regresso conversaremos», ou ainda «No meu regresso...»?
Matar e aceitar, verbos de duplo particípio
Tenho uma grande dúvida quanto à conjugação dos verbos ter e ser quando conjugados antes de outros verbos.
Ouço e leio frequentemente nos órgãos de comunicação as seguintes conjugações: «ter morto» e «ter aceite». No meu entender, os verbos matar e aceitar não foram correctamente conjugados.
Gostaria de ler a vossa explicação sobre este tema.
O uso de porquê
Consciente das diferenças quanto à normatização do uso dos porquês nas variantes europeia e americana da língua, eu, como brasileiro e utilizador da segunda, gostaria (ou gostava) de saber se são corretas, de acordo com a variante americana, as formas a seguir. Penso que o são: «E o prenome, escolhido sabe-se lá o porquê, bem poderia induzir em erro» e «o prenome, escolhido sabe-se lá por quê, bem poderia induzir em erro».
A vírgula, mais uma vez
Na frase «Se você tem um fígado saudável, parabéns», o uso da vírgula é obrigatório?
O plural de dossiê, ateliê e guiché
Qual a sugestão para o plural das palavras dossiê, ateliê e guiché?
Divisão silábica de iniciados e sociedade
Gostaria que me sugerissem a divisão silábica dos seguintes vocábulos: iniciados e sociedade.
O estrangeirismo chauffage
Estou com dificuldade em perceber qual é a forma correcta, se é que existe uma, de escrever a palavra que designa o sistema que faz circular/aquecer o ar no interior de um automóvel. Talvez até esteja a confundir tudo isto, pois não estou certo de que a palavra que procuro designe o que imagino.
Depois de tentar em vários dicionários, o único sítio onde encontrei um termo que me parece ser o que procuro foi no Google. Aqui surge o problema, pois encontro-o escrita de duas formas, «soulfagem» e «souflagem».
Senão e «se não», uma outra vez
Tenho uma dúvida muito grande acerca do uso de senão e «se não», a qual não consegui esclarecer através da leitura da resposta a esta pergunta.
Na situação abaixo apresentada, será correto o uso de senão, ou de «se não»?
«Então, sai daqui imediatamente, senão/se não [??!!] salto-te em cima e faço-te em três!»
Causa de ambiguidade
Sou estudante do curso de Direito e, em uma prova da matéria Linguagem Forense, a professora deu uma questão, com uma frase ambígua, perguntando qual o motivo da ambiguidade e solicitando a correção.Quero saber se consigo desfazer a ambigüidade da frase corrigindo a pontuação: «Proibido o uso de colete salva vidas no pedalinho sem camisa» colocando a expressão «no pedalinho» entre vírgulas.
O aumentativo de rapariga
Estou a tentar ensinar o meu filho e não encontro o grau aumentativo de rapariga.
