Metrologista e metrólogo
Para designar quem tem habilitações, ou está encarregado de executar medições, poder-se-á usar indistintamente metrologista e metrólogo? Alguma destas designações é errada, imprópria, ou deve ser evitada?
«Resposta a», regência de resposta
A regência de resposta pode ser: «resposta para tal pergunta», ou tem de ser necessariamente «resposta a tal pergunta»?
A divisão silábica de era e palácio
Como se faz a divisão silábica das palavras era e palácio?
«Em África» e «na África»
Tenho me deparado com algumas diferenças entre gramática portuguesa e brasileira.
Mas a minha pergunta de hoje é muito directa: diz-se «vivo na África», ou «vivo em África»; «a situação da população na África» ou «a situação da população em África»?
O valor de embora
Estou a estudar português, e achava que embora com o verbo ir significava «fora dum lugar», mas numa frase li «vir embora». Que significado tem embora nestes verbos?
Casos de uso do nome crescendo
É correcto usar a palavra crescendo fora da área musical, como nas expressões «um crescendo de problemas» ou «problemas em crescendo»?
O feminino de frango
Gostaria de saber se realmente o feminino de frango é franga, pois estou muito confusa, sempre tive franga com fêmea do frango.
O uso de muito + mais + advérbio de modo
É correcto juntar as palavras muito e mais a um advérbio de modo como raramente? Ou seja, será correcto usar uma expressão como «muito mais raramente»?
Dossiê, palavra portuguesa atestada
Como se escreve dossier na língua portuguesa, é dossiê, dossier, ou não existe?
«Erro clássico» e «erro crasso»
É correto falar a frase: «isto é um erro clássico»?
Ou só podemos falar: «isto é um erro crasso»?