Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Inês Fernandes Ribeiro Estudante Leiria, Portugal 129K

A palavra céu, classificando-a quanto à acentuação, é uma palavra aguda, ou grave?

Obrigada.

Joaquim J. Empregado de escritório Lisboa, Portugal 11K

Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.

Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.

Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?

Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?

Cristina Castro Professora Matosinhos, Portugal 11K

Quando eu era estudante, ensinaram-me que não havia necessidade de utilizar aspas/itálico quando escrevia um latinismo. Atualmente, tenho procurado, mas não encontro qualquer regra a esse respeito.

Gostaria, se possível, de ser elucidada.

Maria Salles Bancária Lisboa, Portugal 27K

Será que este porco tinha uma perna a mais, a extra, de onde se tirou o fiambre? Será alguma raça de porcos que eu não conheço? Serão porcos transgénicos? Recentemente passou na televisão um anúncio sobre este tipo de fiambre em que explicavam os cuidados extra que tinham com a produção deste fiambre, obtendo-se assim um produto de qualidade superior a que chamaram «fiambre extra». Fiquei muito mais descansada por saber que extra era a qualidade do fiambre e não a perna do porco, porque, da forma como é dito, imagens de porcos com cinco pernas surgem imediatamente na minha imaginação… e não são imagens bonitas! Qual é então a forma correcta: «fiambre da perna extra», ou «fiambre extra da perna»?

Rita Cesário Mãe Porto, Portugal 17K

Gostaria que me ajudassem a ajudar os meus filhos (estudantes de tenra idade)... Como se separam (em sílabas) as palavras sítio, pedaço, histórias e até?

Danilo Souza Publicitário São Paulo, Brasil 6K

Ouvi em uma música uma rima diferente. Para mim, não se trata de rima rica ou rara. Tenho chamado de rima sofisticada, pois rima uma palavra com a sonoridade de duas palavras unidas que estão em versos diferentes.

A música se chama Drumemeis, de autoria de Zeca Baleiro. Precisa de ser ouvida para que se compreenda o que quero dizer.

Tonho de Zefa

endoidou, tomou um êxtase

e ficou metido a besta,

se ferrou, foi prò xadrez

Aqui, êxtase rima com a sonoridade de «besta/ se».

Como classificariam esta rima? Não me lembro de ter ouvido ou lido nada parecido. Existem outros exemplos?

Elosmani Lopes Sabino Almoxarife São José do Rio Preto, Brasil 42K

Qual seria o aumentativo da palavra estrela?

Maria Fernandes Arquiteta Caminha, Portugal 13K

Como se designa um conjunto de caracóis?

Beatriz B. Delegada Lages, Brasil 54K

Gostaria de conhecer exemplos de animais epicenos.

Joana Borges Professora Fortaleza, Brasil 11K

A resposta à pergunta sobre o plural de «a priori» diz que a expressão é invariável. Eu pergunto: mesmo quando ela sofre substantivação, ou seja, é tomada como substantivo? Por exemplo: «Os a priori genético e social.» É assim mesmo?