Elegível e ilegível = paronímia
As palavras elegível e ilegível podem ser consideradas palavras parónimas?
A expressão «Pague-se de 10 euros»
Gostava de saber se está correcta a seguinte expressão (entregando, por exemplo, uma nota de 20 euros a um empregado de mesa, dizer...): «Pague-se de 10 euros.»
Creditação
Gostaria de saber se existe a palavra creditamento.
Exemplo: «Insumos permitem o creditamento de imposto.»
Natal, nome e adjetivo
Natal é nome próprio, ou comum?
A rima
Gostaria de saber como se classifica a rima com o esquema abcb.
Neguinhos
Ouvi falar na palavra neguinhos referente a um tipo de copo de vinho, ou a uma medida do mesmo, usada nas antigas tascas nortenhas.
Gostava de saber qual a origem e o significado deste termo.
O sujeito pós-verbal em «desapareceu a mala»
Na frase «Desapareceu a mala da D. Lurdes», qual a função sintática de «a mala»?
«Referente a», «descrito infra e supra»
Nos documentos profissionais é habitual ler «ou a informar...»; «referente ao assunto em referência...» e «descrito infra». Está correto?
O adjetivo irrisório
Gostaria de confirmar se a palavra irrisório está aplicada de forma adequada (com respeito à semântica) na seguinte frase:
«O povo permite que os políticos acabem com o dinheiro de formas irrisórias e nunca acontece nada.»
Observação – o significado para irrisório seria: que provoca riso ou motejo, segundo o dicionário online Michaelis.
A posição do pronome me (PE e PB)
Ultimamente têm-me surgido dúvidas no uso da forma reflexiva. Por exemplo, devo dizer «Pode dar-me a sua opinião?», ou «Pode-me dar a sua opinião?»?
Existe alguma regra bem definida? Ou poderá ser a primeira redação em português de Portugal e a segunda no português do Brasil?