Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Cristina Batista Professora Guarda, Portugal 24K

Nas regras da translineação, o hífen coloca-se no fim da linha onde se escreve, respeitando as regras da translineação, separando assim a palavra. Também se pode ensinar a colocar o hífen por baixo da palavra separada?

Maria Fernanda Santos Formadora Covilhã, Portugal 119K

Da seguinte lista de palavras (cabelos, enfrentar, construía, dúvida, bolso, fósforos), quais são as palavras graves?

Marlene Martins Pofessora Águeda, Portugal 16K

Frequentemente leio «vou-te levar», «foi-te buscar»...

Gostaria que me esclarecessem se estas formas estão corretas, pois, no meu entender, não estão. Julgo que, quando um dos verbos é auxiliar, como é o caso do verbo ir, o verbo principal é que levará o pronome.

Gracinda Jesus Professora Funchal, Portugal 12K

Exemplos do campo semântico do nome praia.

Gustavo Silva Estudante Maia, Portugal 4K

Gostaria de saber qual é a forma correta: «As coisas correram melhor do que o que pensava», ou «As coisas correram melhor do que pensava»?

Sílvia Vianna Advogada Belo Horizonte, Brasil 9K

É facultativo o emprego do sinal de crase em expressões no plural, tais como «indiferente às suas carências», «tento às suas conversas», etc.?

Manuela M. Corretora de imóveis Salvador, Brasil 60K

Minha neném nasce essa semana, passei a gestação inteira decidida a colocar Eloísa com E. Na reta final, as pessoas falam que é errado, me tire essa dúvida por favor. Eloísa com E está errado?

Pinto Afonso Reformado Olhão, Portugal 6K

Referindo duas equipas de futebol, qual a maneira correcta: «os onzes são constituídos...», ou «os onze são constituídos»? Existe onzes?

Maria Rodrigues Professora Lisboa, Portugal 7K

Desde já agradeço a vossa disponibilidade. Gostaria de saber o grau em que se encontra a palavra hipersensível. Podemos considerá-lo um superlativo absoluto sintético?

João Lopes Estudante Porto, Portugal 3K

Na frase: «Esse objecto é um pássaro de papel», atendendo à antiga gramática, é possível classificar «um pássaro» como predicativo do sujeito, e «de papel» como um complemento circunstancial de matéria?