O constituinte introduzido por tal como tem um estatuto de independência superior ao que existe, por exemplo, entre orações/termos coordenados. Alguns autores consideram que se trata de uma relação de suplementação que corresponde à situação em que «uma oração acrescenta algum tipo de informação sobre outra oração independente ou sobre outra expressão nominal» (Raposo et. al., Gramática do Português, pp. 1719 e ss.). Neste caso particular, o constituinte introduzido por tal como introduz uma exemplificação da situação descrita anteriormente.
Em termos sintáticos, os suplementos relacionam-se como uma oração ou expressão anterior na frase. No caso em apreço, tal como relaciona-se com o antecedente informação, devendo, portanto estabelecer com ele uma relação de concordância. Assim, sendo o antecedente um nome feminino singular, o pronome tal deve concordar com ele, dentro das suas possibilidades de flexão (apenas em número):
(1) «contêm informação, tal como as preferências do site ou o estado da sessão»
O nome informação aparece aqui com um valor genérico que engloba o significado de «um conjunto alargado de dados». Não obstante, a afirmação apresentada poderia ficar mais clara se à expressão se acrescentasse, por exemplo, o adjetivo diversificada:
(2) «contêm informação diversificada, tal como as preferências do site ou o estado da sessão»
ou se se optasse pelo plural do nome informação, situação em que a locução tal como passaria a tais como:
(3) «contêm informações, tais como as preferências do site ou o estado da sessão»
O uso da vírgula é de regra em construções desta natureza, pois esta marca a autonomia prosódica e sintática do constituinte em relação ao antecedente (trata-se de uma relação similar à existente entre um elemento apositivo e o seu antecedente). Diga-se, ainda, que constituintes desta natureza podem também ser assinalados por parênteses ou por travessões.