Na frase apresentada em (1)
(1) «Aceita-me como sou.»
me tem a função de complemento direto e «como sou» a função de modificador do grupo verbal (ou de adjunto adverbial, noutros quadros gramaticais).
Em (2)
(2) «Tal como eles foram patriotas assim também o seremos.»
O constituinte «tal como eles foram patriotas» é, no quadro gramatical tradicional, classificado como uma oração subordinada adverbial comparativa. O constituinte «assim também o seremos» é, por seu turno, a oração subordinante.
Numa análise mais aprofundada, teremos de assinalar o facto de a oração subordinada se encontrar anteposta à subordinante, propriedade que as comparativas tradicionais não possuem, uma vez que se colocam após o primeiro termo comparativo. É por esta razão que alguns quadros gramaticais consideram que este tipo de orações não tem uma natureza comparativa, tratando-se antes de orações de modo1, que expressam a forma como uma situação se desenrola. Entre as propriedades das orações de modo encontra-se o facto de poderem ser entrepostas, como acontece na frase apresentada em (2).
Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as gentis palavras que nos endereça.
Disponha sempre!
1. Para mais informações, cf. Lobo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2025-2027.