Os naturais da ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os naturais da ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)

Qual o adjetivo relativo à ilha de Príncipe, de São Tomé e Príncipe, o qual deve ser também, presumo, o substantivo que designa os seus naturais ou habitantes? Quanto ao adjetivo e substantivo da ilha de São Tomé e de seus habitantes, diferiria de "santomense", "são-tomense", "sã-tomense", os quais designam o país como um todo e seus habitantes como um todo?

Para lá de agradecido!

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 14K

Designa-se principense o crioulo da ilha do Príncipe, pelo menos, pelo que se pode apurar num artigo da Wikipédia. Por conseguinte, parece-me que o gentílico da mesma ilha é também principense, embora não tenha confirmação de fontes impressas. Quanto ao gentílico quer do país que se chama São Tomé e Príncipe quer da ilha de São Tomé, verifica-se que Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa, regista são-tomense e sã-tomense.1

1 Agradeço ao dr. Peixoto da Fonseca a informação prestada. Em dicionários mais recentes, como o da Academia das Ciências e o Houaiss, acolhe-se também a forma santomense. O mesmo faz a Academia Brasileira de Letras no seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (5.ª edição conforme ao Acordo Ortográfico de 1990). O Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Portal da Língua Portuguesa apenas indica a forma são-tomense.

Carlos Rocha/F. V. P. da Fonseca
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional