Os manuais de Português em São Tomé e Príncipe e os clássicos da literatura portuguesa para alunos estrangeiros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os manuais de Português em São Tomé e Príncipe
e os clássicos da literatura portuguesa para alunos estrangeiros
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português*
804

♦ Francisca Izabel Pereira,  professora da Universidade Federal de Minas Gerais, debruça-se sobre os manuais escolares de Português utilizados no sistema de ensino de São Tomé e Príncipe,  numa conversa emitida no programa, Língua de TodosRDP África, de sexta-feira, dia 12 de janeiro, às 13h15*, com repetição no sábado, dia 13, depois do noticiário das 09h00*.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos disponível posteriormente, aqui. 

♦ Dominar a língua portuguesa não depende apenas da aprendizagem das regras gramaticais ou da conjugação dos verbos. Aprender o idioma nacional passa  por um contacto precoce com as culturas veiculadas pela língua, sobretudo com a literatura e os seus clássicos. Se para muitos que têm a língua portuguesa como língua materna a leitura das obras de autores como, entre outros, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós ou Aquilino Ribeiro, pode ser difícil, para um estrangeiro, essa aventura  é quase impossível. Para tornear esse défice,  a professora Ana Sousa Martins adaptou alguns clássicos da literatura portuguesa para aprendentes estrangeiriros. Por exemplo, a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, o Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e A Cidade e as Serras» de Eça de Queirós foram as primeiras obras já editadas. Este o tema central do programa Páginas de Português  – na  Antena 2, do dia 14 de janeiro, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 20, às 15h30**.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível, posteriormente, aqui.