O valor incoativo de cozinhar em «o frango está a cozinhar» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O valor incoativo de cozinhar em «o frango está a cozinhar»

«O frango está a cozinhar», em vez de «[…] a ser cozinhado». Há aqui alguma figura de estilo?

Obrigado.

Álvaro Faria Ator Lisboa, Portugal 42

Não consideramos que exista um recurso expressivo na frase apresentada. Poderemos, sim, considerar que as frases estão ao serviço de diferentes intenções do falante.

Assim, por um lado, poderemos focalizar a nossa atenção no contraste ativa/passiva entre as frases (1) e (2), que permite focalizar ou o agente da ação, na frase (1), ou o paciente da ação, na frase (2):

(1) «O João está a cozinhar o frango.» (O João é o agente de cozinhar)

(2) «O frango está a ser cozinhado pelo João.» (O frango é o paciente, que sofre a ação de cozinhar)

Por outro lado, frases como a apresentada pelo consulente parecem ser próximas das construções de alternância causativa-incoativa1. Este verbos caracterizam-se por, na forma causativa, focalizar o sujeito que pratica ação do verbo, que é o "causador" da situação descrita, e o complemento direto que representa o paciente dessa ação. O verbo  cozinhar na frase apresentada em (3) surge na forma causativa, sendo «O João» o agente e «o frango» o paciente:

(3) «O João está a cozinhar o frango.»

Os verbos surgem na forma incoativa quando integram uma construção intransitiva que tem apenas sujeito (que corresponde ao paciente) e não admite complementos introduzidos por por. Em (4), o verbo cozinhar surge na forma incoativa, tendo «o frango» por sujeito, que corresponde ao elemento que sofre a ação do verbo:

(4) «O frango está a cozinhar.»

Neste caso, coloca-se um enfoque na mudança de estado sofrida pelo paciente da ação.

Disponha sempre!

 

1. Para maior aprofundamento, cf. Gonçalves e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1208-1213 e Duarte in Ibidem, pp. 450-453. Ver também os textos relacionados.

Carla Marques
Tema: Pragmática Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos)