A palavra gig – pronuncia-se aproximadamente como "guigue" – é um nome que constitui um empréstimo proveniente do inglês (anglicismo), e significa «atuação ao vivo de um músico ou de um grupo musical que tocam música pop ou jazz.»
Trata-se de um termo que ainda não tem uso estável no português, não estando sequer dicionarizado como estrangeirismo, o que significa que o género a atribuir-lhe depende da tradução que os falantes subentenderem. Sendo assim, a palavra gig pode ser usada nos dois géneros – por enquanto – e mantém a ortografia original, pelo que se recomenda que figure em itálico ou entre aspas em textos escritos em português.
Acrescente-se que, em inglês, gig, «concerto», terá origem desconhecida (ver Online Etymology Dictionary). Existe também nessa língua um vocábulo homónimo que merece referência, gig, que significa «carruagem de duas rodas puxada a cavalo» e «barco pequeno», cuja origem se relacionará com o antigo norueguês geiga, «virar de lado» (idem). Daqui provém o português guiga, «barco a remos, estreito e comprido, usado em regatas» (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; ver também Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001).
Observe-se, por último, que gig é facilmente substituível por concerto ou atuação.