Não foi possível encontrar fontes que facultem informação fiável sobre a palavra nite, que se enquadra no nível calão (gíria) de Portugal.
Encontra-se registo de nite («cigarro») num glossário publicado no semanário Expresso há uma década – "Glossário do Dialeto Juvenil", 23/10/2012 –, do qual provém o seguinte registo:
«Nite - Cigarro. Exemplo: "Orienta-me aí um nite."»
Há outras atestações no Dicionário Informal (consultado em 20/10/2022).
A origem é obscura. Numa consulta Google , a partir de páginas de manutenção descuidada ou já abandonadas e, portanto, sem atualização, apura-se o seguinte:
– Há quem considere que vem do inglês knights («cavaleiro; no xadrez, cavalo»), como marca ou certo tamanho de cigarros, que não foi possível aqui identificar.
– Há quem proponha que venha de night, palavra também inglesa que significa «noite». Tão-pouco é clara a pronúncia da palavra, porque se encontra a forma "naite", como variante de "nite".
A estas explicações falta solidez, por não esclarecem satisfatoriamente a motivação e a origem da palavra. Não parece, portanto, haver informação fidedigna sobre as origens deste termo do calão marginal e/ou juvenil. Sendo assim, o comentário aqui exposto tem sobretudo finalidade documental.