DÚVIDAS

Os coletivos não contáveis
A propósito dos nomes coletivos contáveis e não contáveis, surgiu-me uma questão relativamente às palavras indicadas nas palavras-chave: «Refere o nome comum coletivo não contável que designa um conjunto de pessoas, mosquitos, animais e plantas.» Para animais e plantas, julgo que o correto será fauna e flora, respetivamente. No entanto, para pessoas e mosquitos não encontro um não contável. Ou será que multidão e nuvem/praga são nomes não contáveis?
Casos do verbo gostar
Em frases como «Eu tinha quase certeza (de) que o Carlos seria aprovado» e «A mãe do Carlos gostaria muito (de) que o seu filho tivesse sido aprovado», pergunto: 1) a omissão da preposição de diante de conjunção integrante é obrigatória, ou facultativa? 2) que explicação lógica, fundamentada, se dá à omissão de tal preposição nas duas frases acima? 3) em se omitindo, o verbo gostar (segunda frase) continua sendo transitivo indireto?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa