Para classificarmos nuvem* como nome contável ou como não contável, vamos seguir, passo a passo, a definição de nome não contável apresentada pelo Dicionário Terminológico:
«Nomes comuns que se aplicam a conjuntos de objetos ou entidades em que não é possível distinguir partes singulares de partes plurais (1). […] Por esta razão, estes nomes não ocorrem, tipicamente, em construções de enumeração(2), nem coocorrem com alguns quantificadores (3) e determinantes (4). As construções de plural dos nomes não contáveis não designam uma oposição quantitativa (5), mas sim qualitativa (6), excepto quando se faz uma contagem relativa a contadores não explícitos (7).»
Assim:
1) Parece ser possível individualizar as partes, distinguindo o singular do plural, e dizer «Ontem, estive deitado na relva a contar nuvens no céu» ou «Olha aquela nuvem [de entre aquelas] com a forma de avião».
2) A palavra nuvem pode ocorrer em construções de enumeração, como em «Uma nuvem, duas nuvens, três nuvens…».
3) Pode coocorrer com quantificadores como todas ou poucas em «Todas as nuvens são formadas de gotículas de água condensada» ou «Poucas nuvens chegam ao deserto».
4) Pode coocorrer com determinantes como certas ou estas em «Certas nuvens parecem ser de espuma» ou «Estas nuvens são assustadoras».
5) A construção de plural pode designar uma oposição quantitativa, como em «Há muitas nuvens a tapar o sol».
6) A construção de plural, só por si, não faz uma oposição qualitativa, como em «Há muitas nuvens» querendo significar «Há muitos tipos de nuvens», sendo necessário um termo adjunto para falar de tipologia ou qualidade.
7) Como referido no ponto anterior, não usamos um contador não explícito para contar nuvens, por paralelo a frases como «Comprei três [garrafas de] sumos», tentando fazer frases como «Vi três [pacotes/bolas/volumes…] de nuvens».
Assim, poderemos considerar nuvens como um nome contável, independentemente de serem, elas próprias, conjuntos de gotículas, à semelhança das ondas, o que nos concede a liberdade física e gramatical de contarmos nuvens.
* Nuvem, sem acento, como erroneamante se vê muitas vezes escrito. Cf. Nuvem ou núvem? + Outrem, nuvem e constroem