Deu-lho
«Deu-lho»... O «lho» é complemento directo e indirecto. Poder-se-á chamar complemento pronominal?
Reticências
Em que situações se usam as reticências? É costume ver reticências prolongadas inseridas em certos textos. Ex..........................Isto tem algum significado? Parece código Morse.
Funcionalidade
Será correcto dizer que algo funciona bem aplicando os termos funcionalidade e funcionamento?
Euródita
Precisamos de saber o significado de euródita.
Antocianas
Gostaria de ser esclarecido se é correcto utilizar o termo químico «antocianas», já que é o único grupo de compostos químicos tratado no feminino. Bem sei que, no Brasil, os termos químicos são geralmente femininos (por ex. «carbonila», em vez de «carbonilo», «alquila» em vez de «alquilo») mas em Portugal, não. Não seria correcto apenas usar-se como adjectivo: «compostos antociânicos»?
Quantas palavras portuguesas?
Quantas palavras existem em português? Quantas palavras é que o português médio utiliza a comunicar?
Senhora e Dona
É correcto tratar uma pessoa por Dona (ex. Dona Carla)? Quando é que se deve tratar uma pessoa por Dona ou Sr.ª? Se a pessoa for da minha idade, devo tratar essa pessoa por Dona ou Sr.ª?
Detém e contém
Como se devem escrever as palavras: «detém» ou «detem» e «contém» ou «contem»?
Aleijar
Será correcto usar «aleijar» querendo significar «magoar» ou «machucar»? Ou «aleijar» é exclusivo de «provocar um aleijão»?
Modem
Peço que me esclareçam sobre esta palavra cada vez mais usada nos escritórios (modem, módeme ou modeme?). Creio que vem do inglês, mas o meu problema é que gostaria de a escrever com segurança em português sem necessidade de aspas. Na nossa linguagem oral, o assunto parece resolvido, pois, se não estou em erro, a pronúncia dominante é /módeme/.
