DÚVIDAS

Mais mal ou pior?
No domingo, dia 28 de Setembro [de 2003], lia-se em título no jornal “Público”: «Trabalho faz cada vez mais mal à saúde». Ora, considerada a minha aprendizagem já um pouco antiquada, eu usaria o adjetivo pior em substituição de mais mal. No entanto, e depois de consultar a vossa página, ainda fiquei mais confusa! Pergunto: será que, também neste exemplo, poder-se-á dizer/escrever das duas formas? (tenho plena consciência da evolução da língua, mas não se estará a cair em laxismos linguísticos?) Grata pela vossa ajuda/esclarecimento.
Regência do verbo informar
Em parte fiquei esclarecido com as explicações sobre o assunto, que constam do vosso arquivo no sítio Ciberdúvidas. Resta-me contudo uma outra dúvida dentro do mesmo tema que é a de saber se quando não se faz uso do complemento indirecto é ou não correcto omitir a preposição de. Exemplo: "Informo que não foi possível obter o pretendido" ou "Informo de que não foi possível obter o pretendido"?? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa