O feminino do substantivo génio
Gostava de saber qual é o feminino do adjectivo génio.
Regência de começar
«Sua reportagem, que desvenda passagens nunca antes reveladas da Guerrilha do Araguaia, começa à página 28.»
Pergunto: está correto «à página»? Não seria «na página»? Porquê?
Obrigado.
O aumentativo de cavalo
Gostaria de saber qual é o aumentativo de cavalo.
Resultar em
Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".
Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.
Agradeço desde já a vossa atenção.
Nome da letra g/G
Como se pronuncia a letra "G" por exemplo em "Disco G:"? "Guê" ou "Gê"?
Texto normativo e texto relatorial
O que é um texto normativo e um texto relatorial? Gostaria de exemplos.
Obrigada.
Gajo
"Gajo" vem de "gageiro" o homem da gávea e portanto é termo de marinharia, ou vem de "gadjé" significando "que não é patrício" em callé e portanto designa o papalvo envolvido no honesto negócio de burros?
Os verbos no imperativo ou no infinitivo (nos manuais de instruções)
Uso frequentemente os verbos no imperativo, mas encontro referências no infinitivo como no texto de manual abaixo. Qual seria a forma correcta?
«Nunca fazer funcionar a bomba a seco.»
«Depois de enchida e drenada a instalação, verificar se o sentido de rotação do motor é correcto; então abrir as comportas e pôr em funcionamento a bomba.»
«Verificar se a bomba "trabalhe" nos limites do seu campo de rendimento e que a absorção de corrente não exceda o valor indicado na placa. Se necessário, parcializar a comporta de compressão ou regular o limite de activação do pressostato, se presente.»
«Antes de voltar a pôr em funcionamento a bomba após um longo período de inactividade, controlar que não esteja bloqueada e travada por incrustações ou outras causas.»
«Nesse caso, agir com uma chave de fendas na ventoinha do motor para que o veio rode livremente.»
O sujeito e o nome predicativo do sujeito em «Foram eles os vencedores»
Em «Foram eles os vencedores», qual é o sujeito e qual é o nome predicativo do sujeito? Não encontro no Ciberdúvidas explicação acerca da questão «sujeito/nome predicativo do sujeito», nos casos em que a oração começa pelo predicado.
Muito obrigado.
Encerramento vs. enceramento
A minha dúvida: Escreve-se encerramento, ou enceramento? A palavra tem o significado de conclusão. Na minha consulta aos dicionários encontram-se ambas as palavras.
Obrigado.
