Maltratado é simultaneanente um adjetivo e o particípio passado do verbo maltratar, caso que é frequente, pois «muitos particípios verbais funcionam sintaticamente como adjetivos, surgindo em posição predicativa ou atributiva e podendo ser modificado por expressão de grau» (Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, p. 374).
Como adjetivo, maltratado designa «vítima de maus-tratos; espancado; tratado com agressividade, por palavras ou atos; danificado pelo mau uso». Portanto, o seu significado implica ter sido alvo/objeto de agressões físicas ou verbais, não se restringindo à ideia da violência física.
De qualquer modo, há diferença entre o adjetivo maltratado e a estrutura constituída pelo advérbio mal e pelo verbo tratar. De regra, os «advérbios de modo (como é o caso de mal) colocam-se normalmente depois do verbo (que modificam)» Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 542). Por exemplo:
«A polícia tratou-o mal.»
«Ele foi tratado muito mal pela polícia.»
Assim, se nos quisermos referir ao estado de alguém, caraterizando-o, a forma correta será malltrado. Se se quiser referir ao verbo, dever-se-á colocar o advérbio mal após o verbo.