DÚVIDAS

Os nomes das espécies animais com inicial minúscula
Gostaria de saber se os nomes de espécies animais (nomeadamente de aves selvagens) devem ser escritos com maiúscula ou não. Já troquei opiniões sobre este assunto com inúmeras pessoas que se interessam pelo tema e tenho encontrado defensores das seguintes três hipóteses: 1 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula em todas as circunstâncias (por ex.: "A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal" e "Hoje vi um bando de 50 Cegonhas-brancas no Alentejo"). 2 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula quando a afirmação se refere à espécie em si mas não quando se refere a um conjunto de indivíduos dessa espécie (por ex.: «A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal», mas «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»). 3 – Escrever com minúscula em todas as circunstâncias (por ex.: «A cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal» e «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»). Qual destas abordagens vos parece mais correcta? Grato pela atenção.
O uso do hífen com bem e mal em compostos
Pelas novas regras do novo acordo ortográfico, o prefixo bem leva hífen quando forma palavras começadas por vogal ou h e ainda nas palavras começadas por consoante e que têm sentido por si só (ex.: bem-estar, bem-humorado, bem-criado). Ora, pelas mesmas regras, o prefixo mal leva também hífen nas palavras começadas por vogal ou h (ex.: mal-estar, mal-humorado). E por que razão não é aplicado o mesmo princípio à palavra malcriado quando o vocábulo é o mesmo de bem-criado e tem igualmente sentido por si só? Obrigado pela resposta.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa