No soneto italiano, como é o do caso em análise, as rimas das quadras são as mesmas (1. abba-abba; 2. abab-abab). Nos tercetos podem combinar-se duas ou, mais frequentemente, três rimas (1. ccd-eed; 2. cdc-ede; 3. cde-cde).
O soneto «Ser Poeta», de Florbela Espanca, apresenta o segundo esquema rimático citado (abbaa, abba, cdc-ede).
Ser Poeta
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma e sangue e vida em mim E dizê-lo cantando a toda gente! Florbela Espanca, in "Charneca em Flor"
Nos tercetos do soneto, há uma transportação das rimas do primeiro para o segundo, e, neste caso, teremos rima interpolada (ou oposta) em d, e rimas cruzadas (ou alternadas) em c e e.
Fonte: Nova Gramática do Português Contemporâneo, Celso Cunha e Lindley Cintra