DÚVIDAS

A sintaxe do verbo perguntar
Gostaria de pedir um esclarecimento sobre a frase seguinte: «O director dirigiu-se à representante das educadoras do Berçário/Creche perguntando-a, relativamente aos horários, como eram geridos os problemas quando a Creche era gerida pelo AA.» Houve alguém que me disse que não concordava com «perguntando-a» mas sim perguntando-lhe, mas não me soube clarificar. Qual é a correcta? Obrigado pelo esclarecimento.
Conjunções locuções concessivas: ainda que, embora, mesmo que
Gostaria de saber se existe alguma diferença de sentido entre o uso de ainda que / embora / mesmo que. Por exemplo: – Ainda que hoje tenha tempo, não vou às aulas. – Mesmo que hoje tenha tempo, não vou às aulas. – Embora hoje tenha tempo, não vou às aulas. Li num livro que a locução/conjunção usada dependeria de saber se é de um facto real (realmente tenho tempo mas, na mesma, não vou às aulas) ou de um facto hipotético (não sei se terei tempo, mas caso tenha, não vou às aulas). Isto é verdade? Pesquisei em várias gramáticas e em nenhuma encontrei tal distinção, é por isso que fiquei com a dúvida. Muito obrigada pela atenção dispensada.
Os nomes das espécies animais com inicial minúscula
Gostaria de saber se os nomes de espécies animais (nomeadamente de aves selvagens) devem ser escritos com maiúscula ou não. Já troquei opiniões sobre este assunto com inúmeras pessoas que se interessam pelo tema e tenho encontrado defensores das seguintes três hipóteses: 1 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula em todas as circunstâncias (por ex.: "A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal" e "Hoje vi um bando de 50 Cegonhas-brancas no Alentejo"). 2 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula quando a afirmação se refere à espécie em si mas não quando se refere a um conjunto de indivíduos dessa espécie (por ex.: «A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal», mas «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»). 3 – Escrever com minúscula em todas as circunstâncias (por ex.: «A cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal» e «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»). Qual destas abordagens vos parece mais correcta? Grato pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa