DÚVIDAS

Comummente vs. comumente

Quero desde já dar os meus parabéns a esta janela.

Sou estudante de Engenharia Electrotécnica, e venho por este meio colocar esta questão da discrepâcia (ainda) de uma  ortografia comuum no Brasil e em Portugal

(...)  Precisando frequentemente de consultar livros do ramo da engenharia escritos em português do Brasil, confronto-me constantemente com grafias que me são estranhas. É o caso de  comumente, por exemplo.

Resposta

As diferenças ortográficas num país, em relação ao que está normalizado noutro com a mesma língua, são variantes, de comunidades cultas, do idioma comum.

Em Portugal, escreve-se comummente; no Brasil, escreve-se s comumente. Este simples exemplo ideia do espírito de simplificação na língua que, em certos aspectos, anima os nossos irmãos brasileiros. De facto, o segundo m em comummente pode ser dispensado para nasalar o u ¦um¦; como o til foi em muito, e talvez sem menores riscos de retorno da grafia sobre a fonia.

Além de comumente, pode observar-se neste texto as variantes brasileiras: idéiasatualizadasfato. Repare também que, encontrando-se no léxico do Brasil as variantes aspecto e aspeto, neste caso só indiquei a que está a vigorar igualmente em Portugal.

 

N.E. – Esta resposta foi redigida  ainda conforme de acordo a norma anterior  anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Com a sua entrada  em vigor em Portugal,  em 2009,  palavras como «actualizadas» e «aspecto» passaram a escrever-se sem a consoante c: atualizadas e aspeto Cf. Alínea b do parágrafo 1 da Base IV (Das sequências consonânticas).

Ao seu dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa