O significado de fornicação
Qual a tradução, o significado e o sentido correto da palavra "fornicação"?
A etimologia de diabo
Gostaria de saber a etimologia de diabo. Será "dia" + "bolo" por oposição a "sym" + "bolo" (símbolo)? Muito agradeço mais uma das lições quotidianamente recebidas via Internet.
Ainda que + conjuntivo
A expressão «ainda que» é sempre seguida por um verbo no conjuntivo ou será que depende da situação?
Dar com os burros na água
Ele estudou muito e tinha grandes expectativas em relação à prova de português; mas, quando chegou o dia, acabou "dando com os burros na água". Parece-nos que a expressão "dar com os burros na água" é usada pelas pessoas em geral para exprimir que algo deu errado, que não saiu como se esperava. A dúvida, então, é sobre sua origem: primitivamente, o que ela significava? Ficamos imaginando burros a espalhar água para todos os lados, e nós perguntando: o que isso tem que ver com algo sair errado? Será que essa expressão não deveria ser tomada em seu sentido literal? Mas então em que sentido? Qual o contexto inicial do qual ela foi extraída, para ter esse significado que pensamos que tem?
Quem sabe se a palavra "burros" não aponta para os conhecidos animais, mas para uma outra coisa que por nós não é sabido? Será uma expressão popular? Será criação de algum escritor? Mas que coisa! Donde saiu isso? Por favor, esclareçam-nos o que puderem. Muito obrigadas.
Narrador presente/ausente ou participante/não participante
Tenho uma questão relacionada com literatura, mais propriamente com a classificação do narrador. Será errado referir-se ao narrador como presente e ausente, ou será mais correcto dizer-se participante ou não participante, uma vez que um narrador está obrigatoriamente presente na história, pois é sempre ele que a relata?
A abreviatura de mestranda
Gostaria saber qual é a abreviatura de mestranda.
Aguardo.
Políticas natalistas e antinatalistas
Existem «políticas natalistas» e «antinatalistas»? O que são?
Em verdade e na verdade...
Gostaria de saber quando devemos empregar a expressão "em verdade" e "na verdade".
Acho que existe uma diferença, pois, na frase Em verdade, em verdade vos digo devemos amar um ao outro, se permutássemos a expressão Em verdade por Na verdade a frase ficaria com outro sentido.
Os diminutivos de sol e de óculos
Quais são os diminutivos de sol e de óculos?
Abreviatura de número
Li neste site que a abreviatura de número se escreve com ponto, assim: n.º Essa forma vale para o Brasil? Nunca vi a utilização por aqui (sou brasileiro) destas formas, como: 1.º, 3.ª, n.º, etc. Escrevemos todos errados por aqui? Ou nesse ponto não há unificação entre nossas gramáticas?
