A definição das palavras Nação, Pátria, País e Estado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A definição das palavras Nação, Pátria, País e Estado

Peço-vos uma definição única para as palavras Nação, Pátria, País e Estado. Também agradeço a sua contextualização.

Obrigado pelo inestimável serviço que nos prestam.

Luis Farrobo Reformado (ex-bancário) Lisboa, Portugal 29K

Se por definição única se entende definição comum a vários vocábulos, verifica-se que as palavras acabam muitas vezes por ser usadas como sinónimos, sobretudo Nação, Pátria e País, que remetem muitas vezes para uma comunidade identificada por uma cultura e um território próprios.  Contudo, depressa se verifica que tais palavras não se definem da mesma maneira, sobretudo em contextos mais especializados. Com base no Dicionário Houaiss é possível dizer que:1

Nação é próximo de País, mas sublinha os valores culturais comuns a uma população — «comunidade de indivíduos que, dispersos em áreas geográficas e políticas diversas, estão unidos por identidade de origem, costumes, religião Ex.: a n. católica, a n. maometana, a n. judaica».

Pátria salienta um país ou território enquanto realidade afectiva a que grupos e indivíduos estão ligados — «país em que se nasce e ao qual se pertence como cidadão; terra, torrão natal; terra natal»; ex.: «a minha pátria é Portugal».

País refere-se normalmente a um território com organização política própria — «território geograficamente delimitado e habitado por uma coletividade com história própria; ex.: os p. do Mercosul aceitaram o Chile e a Bolívia como membros associados».

Estado é a entidade responsável pela organização de um território e da vida da população ou do conjunto de populações que aí habitam — «país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado» e «o conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação»; ex. «o Estado português».

Todas estas definições provêm de um dicionário geral, pelo que, repita-se, as palavras em causa podem ser definidas de modo diferente noutros contextos.

1 As acepções atribuídas a cada palavra em questão pelo Dicionário Houaiss são por vezes próximas, se não mesmo coincidentes. Na discussão sobre o contraste entre estes vocábulos, apenas seleccionei a acepção mais distintiva.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo