DÚVIDAS

Gosto (gô) e gosto (gó)

A minha pergunta não foi respondida.
Eu sei como se pronuncia a palavra «gosto» (/gósto/ ou /gôsto/). O problema é que se tentarmos ler a expressão «gosto de aventura» não sei qual a pronúncia (e respectivo significado) que se deve escolher.
Fica-se dependente do contexto...
E se não houver contexto? Fica indefinido o significado...
Porque não se usa acento?

Resposta

Determinado vocábulo só tem significado bem definido quando inserido num contexto e/ou numa situação bem definida. Para isso, tem a situação de se apresentar bem clara; e o contexto tem de possuir suficiente e clara completitude. É por isso que ninguém pode dizer o significado de passar. Sim… como, se tem, pelo menos, 59 significações?

Sabemos também que há vocábulos que se pronunciam de tal ou tal maneira conforme o que significam. É o caso de gosto. Na expressão gosto de aventura, ninguém sabe como se pronuncia a palavra gosto, porque ninguém sabe o que significa. E porquê? Porque o contexto está incompleto. Completemo-lo, e então o significado e a pronúncia mostrar-se-ão claros como água. O primeiro é substantivo, o segundo é verbo:

a) O gosto de aventura. (gô)

b) Eu gosto de aventura. (gó)

Não há acento nesta palavra, porque não é de regra. E não é preciso, porque verdadeiramente não há palavra sem contexto e/ou situação, mas vocábulo. E como na linguagem o que há é a palavra, não é preciso o acento para nada. Não sei se me fiz entender nestas poucas palavras que escrevi.

Peço desculpa do que vou dizer. A frase «A minha pergunta não foi respondida» está incorrecta. Uma pergunta não pode ser respondida, porque também não podemos responder uma pergunta, mas sim responder a uma pergunta. Diga-se, pois:

Não responderam à minha pergunta.

A minha pergunta ficou sem resposta, etc.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa