Acerca do verbo esperar
A construção frásica «Esperemos fazer parte de muitos outros momentos» suscitou algumas dúvidas entre amigos. O verbo volitivo esperar, tal como outros, dadas as suas propriedades sintático-semânticas, usualmente introduz orações subordinadas completivas e os verbos no modo conjuntivo (como em «Esperamos que a reunião comece cedo» — neste caso, o verbo esperar encontra-se no presente do indicativo e o verbo da completiva no conjuntivo). Todavia, na frase anterior, tendo por base o ato ilocutório expressivo, em que o locutor se incluiu entre os demais, como se se tratasse de uma exortação, a conjugação do verbo esperar no presente do conjuntivo está incorreta?
Muito obrigada e parabéns por este magnífico sítio.
A locução subordinativa condicional «desde que»
Gostaria de saber qual o significado da expressão «desde que» nas seguintes frases:
«Desde que ela queira.»
«Ela já sabe que pode teclar com quem quiser desde que não me traia.»
Assunto (referido) em epígrafe
Deve dizer-se: o assunto em epígrafe ou o assunto referido em epígrafe? Eu uso sempre a 2.ª construção, mas como tenho visto muitas vezes a 1.ª, que penso não ser a correcta, surgiu-me a dúvida.
Os meus agradecimentos antecipados.
Existem 3 ou 4 conjugações?
Afinal existem 3 ou 4 conjugações? Sempre ouvi falar nos verbos da 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações, mas agora alguém afirma que existe a 4.ª conjugação!! Estou baralhada!
«Quer a jusante, quer a montante»
«Quer a jusante, quer a montante.» Gostaria de saber o que significa esta locução fora do contexto hidrológico. Excelente o trabalho que tem vindo a ser feito pelo pessoal do Ciberdúvidas. Enhorabuena! Un saludo, desde Madrid
Em verdade e na verdade...
Gostaria de saber quando devemos empregar a expressão "em verdade" e "na verdade".
Acho que existe uma diferença, pois, na frase Em verdade, em verdade vos digo devemos amar um ao outro, se permutássemos a expressão Em verdade por Na verdade a frase ficaria com outro sentido.
A regência do verbo fazer
Qual das duas frases está correcta e porquê?
1. É o único que a faz conservar o espírito de família. 2. É o único que lhe faz conservar o espírito de família.
Grato pela atenção.
Afim/a fim de
Gostaria de saber a diferença entre as palavras: afim/ a fim
Plural de escrivão: escrivães
Qual o plural de escrivão?
O plural de anfitrião
Gostaria de saber o plural da palavra anfitrião.
