O número especial de PLCS 38/39 (Outono 2022/Primavera 2023) (Portuguese Literaty & Cultural Studies), revista que publica investigação original relacionada com as literaturas e culturas das diversas comunidades do mundo de língua portuguesa e publicada semestralmente pela Tagus Press no Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts Dartmouth, reúne 12 estudos sobre os desafios que as literaturas colocam ao ensino, oito textos na secção literária e sete recensões.
Este volume da revista «[...] pretende refletir sobre o ensino das literaturas em português, considerando os eventuais dilemas éticos e políticos subjacentes à prática pedagógica dos professores.» Para o efeito, encontram-se artigos como: “Era Ega Racista?” Orientação para a Interpretação dum Parágrafo d’Os Maias (1888), de Eça de Queirós, em Massachusetts, da autoria de Viktor Mendes e Vanusa Vera-Cruz Lima, A Literatura no Ensino de Português Língua não Materna (EPLNM): Adaptações e Originais, de Ana Maria Machado, A Disciplinarização da Literatura Angolana após a Descolonização, de Luís Kandjimbo. São artigos que procuram levantar questões acerca das aulas de literatura em diferentes espaços geográficos e nos diferentes níveis de ensino de língua portuguesa.
Incluem-se, também, textos literários «[...] dedicados à experiência [...] de se aprender e de se ensinar literatura». Nesta secção, apresentam-se textos como Eu que nunca li Beckett, de Paulo Faria, Pediram-me um poema, de Golgona Anghel, e Queridos alunos, de Técia Montenegro.
Por fim, a revista conta ainda com um capítulo dedicado a recensões críticas a algumas obras, como é o caso de O Cânone, obra organizada por António M. Feijó, João R. Figueiredo, Miguel Tamen, ou Antologia Dialogante da Poesia Portuguesa de Rosa Maria Martelo.
Em síntese, este número especial da revista oferece uma reflexão acerca do ensino da literatura escrita em língua portuguesa, com espaço para textos literários e recensões a coleções de estudos e ensaios dedicados à crítica literária e aos ensino da literatura em diferentes espaços de língua oficial portuguesa, como Portugal, Angola e Brasil.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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