Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Esta coleção organiza-se em três volumes – o segundo intitulado Teorias do texto, do discurso e da tradução e o terceiro designado por História, política e contato linguístico, que têm como objetivo apresentar trabalhos realizados no âmbito dos estudos linguísticos. Estas publicações foram feitas pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e reúnem investigações em diferentes ramos da linguística e que são o resultado de diferentes pontos de vista sobre a linguagem.
Em Teoria e análise linguística são apresentadas perspetivas teóricas sobre o estudo da estrutura da língua e os seus padrões de uso. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do Rosário e Luciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem. Os trabalhos aqui reunidos podem, segundo os seus organizadores, ser usados «como um conjunto de ferramentas básicas que podem ser potencialmente utilizadas em investigações futuras em nível de mestrado e de doutorado» (pág. 14).
Dos cinco capítulos que compõem este volume, destaca-se capítulo denominado por «Pesquisas em linguística funcional centrada no uso» da autoria de Ivo da Costa do Rosário, Mariangela Rios de Oliveira e Monclar Guimarães Lopes, onde surgem apresentados e discutidos conceitos como gramática, discurso ou contexto. Neste capítulo, também é descrita, de modo detalhado, a metodologia de análise de corpus, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, o que constitui um apontamento interessante para quem tem interesse em fazer trabalhos de investigação que tenham por base corpora linguísticos.
Salienta-se ainda o capítulo «Pesquisas em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX», de Eduardo Kenedy e Luciana Sanchez-Mendes e que foca as investigações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPX). Para além da descrição de trabalhos relacionados com a análise de línguas minoritárias, como a língua brasileira de sinais (Libras), são apresentados estudos de psicolinguística que podem ter uma aplicação prática ao ensino.
Em suma, este volume é uma compilação de um conjunto interessante de perspetivas e sugestões para todos aqueles que trabalham com a língua e se interessam por ela.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações