O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, com ilustração de Tiago M., é uma edição Nuvem de Letras, com a chancela do grupo editorial Penguin Random House. Nele a autora conta, em verso, as histórias de 12 crianças que têm em comum o facto de serem diferentes do que é considerado o padrão normal em sociedade. Este facto permite à autora abordar temas relacionados com «a diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso» (p. 7), com o objetivo de contribuir quer para a discussão pedagógica destes temas quer para a normalização do que é visto como diferente.
Este livro tem a particularidade de ser o primeiro a ser editado em Portugal com recurso ao sistema ELU. Trata-se de um sistema de adequação a uma linguagem que busca ser inclusiva ao esbater as diferenças linguísticas entre masculino e feminino por meio da construção de uma linguagem neutra que possibilita a inclusão no discurso de pessoas não-binárias, de género neutro ou de género indeterminado.
Em traços gerais, o sistema ELU, para marcar o género neutro, usa o neopronome “elu(s)” em lugar de ele(s)/ela(s), adota o sufixo “-e” em vez dos sufixos -o/-a e faz a flexão no plural com o sufixo “-es” em vez de -os/-as. Relativamente a esta última opção, a autora afirma, na introdução, que optou por marcar o plural com o sufixo “-us”, o que assume como forma de respeitar a diversidade e a inclusão e como um contributo para a «normalização da linguagem neutra no idioma português» (p. 7).
Eis alguns exemplos de segmentos textuais que ilustram as opções por uma linguagem neutra na publicação: «Es primes juntaram-se a ela e a partir daquele dia/ mesmo depois da pandemia, ficou conhecida por todes» (p. 17); «Pouco depois, já todes sabiam/ que aquele diretor-imperador não aprovava o que elus vestiam» (p. 27). Refira-se, todavia, que na obra a presença do sistema ELU é muito discreta e pontual, adotando a autora outras estratégias para conseguir o objetivo de uma linguagem neutra.
Cf. Livro infantil "No meu bairro" dá origem a peça de teatro sobre inclusão e diversidade + Livro infantil "No meu bairro" dá origem a peça de teatro sobre inclusão e diversidade
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações