Este número da revista Linha d'Água, publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, compreende uma seleção dos trabalhos apresentado na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. A escolha dos textos coube a várias investigadoras integradas do CLUNL, que também figuram como autoras neste volume.
Como se pode ler na apresentação, «os textos selecionados para este número correspondem a um enquadramento das relações entre gramática e texto/discurso como um espaço de convergência, assim congregando-se um conjunto de propostas que, ora partem de fenómenos linguísticos locais para melhor compreender os textos/discursos, ora viabilizam, a partir de configurações textuais/discursivas, uma melhor compreensão do funcionamento da língua sob diferentes pontos de vista – pragmático, semântico e morfossintático».
Também como se sublinha no editorial, de grande clareza, conferindo unidade imediata à recolha, o volume organiza-se em três eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto", "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais" e "Didática e literacia em Gramática e Texto". Ao primeiro eixo temático pertencem quatro artigos, todos relacionados com a relação entre gramática e texto em diferentes áreas de ensino (do básico ao universitário): Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem; Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral; O gênero memorial em contexto acadêmico: memoriais de formação e memoriais acadêmicos em comparação; e Las relaciones entre gramática del texto y escritura en los currículos españoles de lenguas primeras. Representando o segundo eixo temático, contam-se quatro artigos: Manipulação de factos e de opiniões. O debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021); As palavras do opositor político: o ‘discurso representado’ como expressão da opinião; A pós-verdade como paradigma argumentativo; e What Portuguese as a Foreign Language tells us about forms of address: an analysis of discourses of legitimation. O terceiro eixo conta com dois artigos: Compreensão do trabalho docente: um estudo de caso focado na reflexão sobre o ensino dos conhecimentos linguísticos; e Una secuencia didáctica para aprender a escribir. En busca de la reflexión metalingüística.
Trata-se, portanto, de um conjunto de artigos com interesse para especialistas, mas que não deixa de ser sugestivo a quantos trabalham com a língua ou por ela se interessam.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações