1. As palavras permanecem no centro do nosso quotidiano uma vez que, por meio delas, podemos referir diferentes realidades, materiais ou imateriais. É o seu relevo no espaço público e nas interações humanas que sinaliza, não raro, a importância atribuída às situações. Esta semana, em Portugal, uma das palavras em destaque foi pré-triagem, um neologismo usado para descrever um novo procedimento que será adotado na admissão de mulheres grávidas em hospitais da rede do Serviço Nacional de Saúde. O termo selecionado para designar a nova realidade poderá tanto sugerir uma primeira triagem como veicular uma significação redundante, uma vez que triagem significa «selecionar ou escolher previamente», ao passo que, entre os seus diversos valores, o prefixo pré- significa «anterioridade no tempo». Nesta última linha de interpretação, o prefixo poderia veicular um valor que se sobrepõe ao de anterioridade já incluído em triagem. Deste modo, para referir a medida que visa efetuar uma seleção das grávidas, bastaria recorrer ao termo triagem ou eventualmente à expressão «primeira triagem», deixando em aberto a possibilidade de existência de outras triagens a serem efetuadas no local a que se dirigir a grávida. As palavras são também responsáveis por algumas dúvidas dos falantes, como se pode concluir pela consulta dos termos mais pesquisados no Google em 2024, divulgados pelo Jornal de Notícias, entre os quais encontramos a distinção entre fagulha e faúlha (palavras que poderão ser sinónimas em função do sentido que atualizam, como se explica nesta resposta). Nesta listagem, encontramos ainda a pesquisa que procura identificar a forma correta: «com certeza ou concerteza?» (sendo a última a forma incorreta, o que já se assinalou por diversas vezes). Noutro plano, no cotejo entre as variedades do português, identificamos originalidades em determinados usos, como se verifica nas construções «efeito gargalo», «dar gargalo» ou «fazer gargalo», usadas no português do Brasil com o intuito de descrever uma determinada restrição que cria dificuldades numa etapa do processo, porque não existe capacidade de dar resposta aos pedidos.
2. No Consultório, explica-se como se deve fazer a abreviatura da palavra número, uma resposta que se faz acompanhar de outras oito, que completam a atualização: «O complemento do nome itinerário», «Locuções inexistentes: «não excluso que» e «incluso que»», «Antiguíssimo e boníssimo», «A expressão «minha autobiografia», «A palavra brasiliano(a)», «Os nomes embalagem e embalo», «A expressão «tocar (ao) de leve»» e «Pertences e pertenças».
3. A divisão de uma palavra nas suas sílabas constitutivas pode gerar dúvidas quando os vocábulos incluem um ditongo ou encontros vocálicos. As palavras história e dia são exemplo das dúvidas que podem ocorrer na identificação das sílabas, o que motiva o apontamento da professora Carla Marques (divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2).
4. Ricardo Cavalieri, professor universitário aposentado, apresenta um artigo no qual se debruça sobre as consequências do preconceito linguístico e avança possibilidades de inclusão social e linguística (partilhamos, com a devida vénia, a terceira parte do artigo partilhado no mural Língua e Tradição).
5. Numa época marcada por muito eventos, destacamos os seguintes:
– Debate em linha intitulado O ensino da literatura: cânone e competências complexas de leitura, dinamizado pela Associação de Professores de Português, que terá lugar no dia 9 de janeiro de 2025 entre as 17h30 e as 20h30 e cujas inscrições se encontram abertas;
– Exposição O humor unido jamais será vencido – Os cartoons da revolução (1974-1976), a decorrer no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa;
– A comemoração dos 500 anos da morte do navegador português Vasco da Gama, com várias atividades associadas (notícia).
6. Finalmente, como é hábito na quadra do Natal, coincidindo com a pausa escolar em Portugal, o Ciberdúvidas reduz o volume de conteúdos publicados e encerra o seu serviço de esclarecimento de dúvidas de 18 de dezembro a 6 de janeiro. Para assuntos que não digam respeito a questões da língua, ficam disponíveis os nossos contactos. Sempre que o interesse e a atualidade o justificarem, incluem-se novos artigos nas demais rubricas – O Português na 1.ª Pessoa, Diversidades, Notícias, Montra de Livros. Sobre a atividade deste portal durante os próximos dias, é dada mais informação na abertura de 20 de dezembro.