1. O significado dos versos tradicionais «Antão era moleiro, fazia anzóis e pescava caracóis» motiva uma incursão no campo das expressões depreciativas que verbalizam rivalidades ou conflitos, na nova atualização do Consultório. Assinalamos também uma dúvida que convoca a evolução do tratamento das subclasses do advérbio em contexto escolar, desde a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) ao Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, passando pelo Dicionário Terminológico. Ainda a subclasse do verbo ser numa frase passiva e a função sintática na frase passiva de um constituinte com função de predicativo do complemento direto numa frase ativa. No plano ortográfico, a dúvida na aplicação das regras do hífen motiva a hesitação entre editor-executivo e editor executivo. Por fim, adotando uma perspetiva histórica, esclarece-se a relação entre os sufixos de flexão no futuro -emos e -eis e as formas verbais havemos e haveis.
2. Na rubrica O Nosso Idioma, Marcos Neves, tradutor e professor universitário, guia-nos ao longo do percurso evolutivo das palavras pai e filho. Esta "viagem" permite uma reflexão em torno do processo de mudança linguística, que tem lugar em todas as línguas vivas, fruto da ação dos falantes, num processo que é «visível apenas quando olhamos para trás, para os séculos, e percebemos as diferenças nas fotografias tiradas no momento do registo escrito das palavras». A mudança desencadeada pela dinâmica dos usos da língua ocorre independentemente da norma, que «não é um travão a fundo. A língua continua a mudar — e, com ela, a norma».
3. Na rubrica Controvérsias, um artigo de autoria do jornalista Patrick Rocha, originalmente publicado no jornal Público, no qual o autor defende o uso do vós face ao uso dominante de vocês, recusando a explicação de que o pronome se encontra em desuso.
A problemática da evolução linguística do sistema pronominal português tem marcado a sua presença no Ciberdúvidas, tanto em crónicas como Até que o vós me doa e Vós, que navegais como no Consultório, em questões como «Vós ou vocês?», «Vós e tu» e «Vós/lhes».