Vós e tu - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Vós e tu

Eu sou um estudante na Univ. da Florida nos Estados Unidos. Eu estudo o português agora (6 meses faz) e quero saber se em Portugal vocês usam o "vós". Também quero saber quando é que se usa "tu."

Sanjay estudante EUA 2K

O pronome vós usa-se no Norte de Portugal. No centro e Sul, usam-no algumas pessoas cultas em determinadas sessões, como por exemplo os padres na igreja, às vezes em cartas cerimoniosas, etc. O vós é, por vezes, um pouco distanciador, ao passo que o tu é aproximador. Assim, modernamente os filhos estão tratando os pais por tu. Nas orações a Deus, umas vezes emprega-se tu, outras vós.

O tratamento por tu usa-se:

a) Entre pessoas amigas: marido, mulher, irmãos, primos, colegas, amigos de infância. É um tratamento de intimidade.

b) De pessoas de posição superior para pessoas de posição inferior: os professores tratam os alunos geralmente por tu, excepto no ensino superior.

c) Em certas situações de desprezo.

José Neves Henriques