5 dicas para escrever um e-mail profissional eficaz - Diversidades - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Outros Diversidades Artigo
5 dicas para escrever um e-mail profissional eficaz
5 dicas para escrever um e-mail profissional eficaz

« (...) Um e-mail sem gralhas, sem erros ortográficos, gramaticais, de pontuação e com uma imagem global impecável revela bons atributos sobre quem o escreveu e também sobre a instituição ou a empresa que representa. (...)»

 

 

 

 DICA 1 - DEFINA O SEU DESTINATÁRIO

Para quem vai escrever? Esta é a pergunta central à qual deve responder antes de começar. É em função de quem nos lê que escolhemos as formas de saudação e despedida adequadas, o registo linguístico apropriado, bem como as palavras certeiras e eficazes com vista a alcançarmos o nosso objetivo comunicativo. Porque escrevemos sempre com uma intenção, certo? Conhecer o nosso interlocutor é, portanto, o primeiro passo para escrevermos um e-mail eficaz.

Muitos e-mails estão, logo à partida, condenados ao fracasso porque deixamos a tinta correr ao sabor da emoção (e da pressa…) e esquecemo-nos de um aspeto essencial: escrever para um colega não é o mesmo que escrever para um chefe, nem para alguém que não conhecemos.

Escrevemos para quem nos lê e é isso que temos de ter sempre em conta. Sempre.

DICA 2 - ESCOLHA A FÓRMULA DE SAUDAÇÃO ADEQUADA

Se não conhece a pessoa para quem está a escrever, então opte pela fórmula de saudação mais formal “Ex.mo Senhor”, associada ou não a um título académico ou honorífico.

Se escrever para um interlocutor que conhece, mas com quem não tem confiança nem intimidade, poderá usar as fórmulas “Prezado, Estimado ou Caro”. Se, pelo contrário, conhece bem a pessoa para quem escreve, poderá saudá-la com um caloroso “Bom dia, como está?”. Não se esqueça de que, a seguir a qualquer fórmula de tratamento, é sempre delicado escrever o primeiro e o último(s) nome(s) da pessoa.

Quer se opte por um tratamento mais formal ou menos formal, é unânime que todos nós gostamos de ser tratados pelo nosso nome!

DICA 3 - DIGA MUITO EM POUCAS PALAVRAS

Um e-mail eficaz é aquele que consegue captar a atenção do leitor logo no primeiro parágrafo. Portanto, nunca comece o seu texto contando a história emblemática da empresa ou as conquistas dos anos anteriores, pois arrisca-se a ser ignorado. Toda a gente que recebe um e-mail quer ser informada sobre o teor do mesmo, logo no primeiro parágrafo, satisfazendo a curiosidade do “para quê?”. Portanto, vá direto ao assunto e deixe-se de suspense.

O que pretende com o seu e-mail? Informar? Pedir alguma coisa? Vender um produto ou um serviço? Use o verbo central logo no primeiro parágrafo: “Venho informá-lo de que...”; “Venho solicitar-lhe...”; “Vimos apresentar-lhe...”.

Outro conselho precioso: siga à risca a velha máxima “menos é mais”: poucas palavras, simples e reconhecidas por todos, frases curtas, voz ativa, texto curto e conciso. Conseguirá um maior impacto com o seu e-mail se respeitar esta máxima. Textos longos e demasiado palavrosos são a desculpa perfeita para o leitor desistir da leitura, por isso, se deseja captar a sua atenção do princípio ao fim, seja claro, breve e objetivo!

DICA 4 - TERMINE COM IMPACTO

São sobejamente conhecidas as clássicas fórmulas de despedida “cordialmente, atentamente, com os meus/nossos melhores cumprimentos”, etc. Mas para que estas expressões se tornem mais empáticas, porque não experimenta fazer uma pré-despedida? Dou-lhe alguns exemplos: “Fico a aguardar com expectativa o seu contacto” ; “Estou ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional”; “Agradeço mais uma vez a sua compreensão”... O uso destas expressões permite que haja um crescendo harmonioso no seu e-mail, contribuindo certamente para o sucesso do mesmo.

Temos sempre um objetivo quando escrevemos, recorda-se?

DICA 5 - FAÇA UMA REVISÃO ATENTA DO E-MAIL ANTES DE O ENVIAR

Pode até escrever o seu e-mail a contrarrelógio, desculpando-se com a falta de tempo ou, pelo contrário, orgulhando-se das suas competências de escrita; mas siga este conselho: não ceda à tentação de clicar na tecla “enviar” sem antes reler tudo com olho clínico. Uma revisão atenta do que escreveu tem um objetivo precioso: mostrar ao leitor que houve cuidado e esmero na composição do seu e-mail. Ele sentir-se-á honrado, acredite!

Um e-mail sem gralhas, sem erros ortográficos, gramaticais, de pontuação e com uma imagem global impecável revela bons atributos sobre quem o escreveu e também sobre a instituição ou a empresa que representa.

Se queremos passar uma imagem altamente positiva ao nosso interlocutor, o nosso e-mail deve espelhar um elevado padrão de excelência para conseguirmos os resultados que desejamos!

Fonte

in revista Visão de 15 de dezembro de 2017.

Sobre a autora

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em três rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1), Jogo da Língua  e Na Ponta da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.