Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Falar bem, Escrever melhor
Sandra Duarte Tavares
Esfera dos Livros, 2016 4K   

Falar bem, Escrever melhor, de Sandra Duarte Tavares, revela-se de grande interesse para aqueles que apreciam a língua portuguesa. É marcado por uma certa inovação, num período em que as livrarias são inundadas por obras que remetem para a boa escrita e utilização do português.

Não se cinge somente ao domínio da identificação de erros comuns e na sua correção, no plano ortográfico, fónico, semântico e sintático, mas vai bem mais longe. Preocupando-se com as técnicas de discurso, com a retórica, com a escolha criteriosa das palavras, com a boa articulação discursiva com o fito de comunicar de forma mais eficaz e com impacto, refere-se à importância da boa comunicação oral e boa escrita em textos utilitários, como cartas de respostas a anúncio, cartas de candidaturas espontâneas, cartas comerciais, requerimentos como forma de destaque na comunidade e de inserção social.

Explica as características e a essência dos atos comunicativos que interiorizados podem ser instrumentos de falar bem e escrever melhor.

Em suma, é um livro direcionado à boa comunicação, em que o domínio da língua portuguesa detém o principal papel.

Filipe Carvalho