Falar bem, Escrever melhor, de Sandra Duarte Tavares, revela-se de grande interesse para aqueles que apreciam a língua portuguesa. É marcado por uma certa inovação, num período em que as livrarias são inundadas por obras que remetem para a boa escrita e utilização do português.
Não se cinge somente ao domínio da identificação de erros comuns e na sua correção, no plano ortográfico, fónico, semântico e sintático, mas vai bem mais longe. Preocupando-se com as técnicas de discurso, com a retórica, com a escolha criteriosa das palavras, com a boa articulação discursiva com o fito de comunicar de forma mais eficaz e com impacto, refere-se à importância da boa comunicação oral e boa escrita em textos utilitários, como cartas de respostas a anúncio, cartas de candidaturas espontâneas, cartas comerciais, requerimentos como forma de destaque na comunidade e de inserção social.
Explica as características e a essência dos atos comunicativos que interiorizados podem ser instrumentos de falar bem e escrever melhor.
Em suma, é um livro direcionado à boa comunicação, em que o domínio da língua portuguesa detém o principal papel.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações