Nomes não deverbais com complemento
Como saber que um nome é derivado de um verbo? Há alguma regra específica? Há nomes deverbais que selecionam complemento do nome. Por exemplo, na frase «a construção da ponte foi rápida», está presente um complemento do nome, «da ponte» , selecionado pelo nome construção. E na expressão «a morte do estrangeiro foi injusta», o segmento «do estrangeiro» é complemento do nome? Se sim, porquê? Morte é um nome deverbal? Ou trata-se de um modificador de nome restritivo?
Quando um adjetivo relacional é complemento do nome
Como explicar de forma clara e inequívoca que alguns grupos adjetivais são complementos de nome e outros modificadores restritivos do nome? Por exemplo, na frase «a pesca baleeira está em declínio», o grupo adjetival é dado pela gramáticas como sendo um complemento do nome, e, na frase «os escritores portugueses são excelentes», o grupo adjetival tem função de modificador.
Porquê? São ambos adjetivos relacionais...
Obrigada
Aninhar-se com e aninhar-se entre
Começo por vos dar os parabéns pelo vosso trabalho!
Na frase «[o cão] aninhava-se a seu lado», qual a função sintática desempenhada pelo grupo preposicional «a seu lado»?
O aposto em: «Carinhosa, a avó mostrou o álbum à neta»
Na frase «Carinhosa, a avó mostrou o álbum de fotografias à neta», qual a função sintática desempenhada pela palavra carinhosa?
Obrigada.
Grupo enquanto nome coletivo
Gostaria de saber a subclasse do nome grupo. Tratando-se de um conjunto indiferenciado, é, na minha opinião, um nome comum. Contudo, algumas pessoas consideram-no um nome comum coletivo.
Obrigada.
A classe e a subclasse de palavras de efetivamente
Escrevo-vos no sentido de esclarecer a classificação do advérbio efetivamente, uma vez que tenho encontrado diferentes opiniões relativamente ao seu enquadramento nas diversas gramáticas.
Devo concluir, portanto, que o mesmo pode ser classificado como de frase, afirmação ou conectivo?
Consideremos o seguinte exemplo, retirado de um caderno de exercícios: «Realmente fui muito feliz naquele lugar. Efetivamente, não me lembro de mais nenhum espaço que me faça sorrir e ter esperanças como aquele.» Como se classifica, neste contexto, o advérbio e porquê?
Agradeço, desde já, a enormíssima ajuda que o Ciberdúvidas tem dado àqueles que se preocupam e estudam a língua portuguesa.
As orações consecutivas e os constituintes que modificam
Numa pergunta colocada em 2012, analisava-se a relação entre as orações subordinadas adverbiais e a função sintática de modificador (da frase ou do grupo verbal). No entanto, não há referência às orações consecutivas. Na vossa opinião, este tipo de oração corresponde a outra função sintática?
Atos ilocutórios assertivo e declarativo
Na frase «Avó, vou dar uma volta por aí», qual o ato ilocutório? Assertivo, ou declarativo?
Frases imperativas = ato diretivo
Nas frases «Não negue» e «Investigue», encontramos um ato diretivo. Existem outros?
A análise do grupo verbal
em «As crianças gostam de gelados»
em «As crianças gostam de gelados»
Na frase «As crianças gostam de gelados», a que grupo pertence «de gelados».
