A dúvida surgiu num aula de exercícios sobre o nome. Considerando que o nome semana é colectivo, podemos considerar fim de semana também colectivo, apesar de ser apenas um conjunto de dois?
1. Gostaria que me dissessem se os advérbios de quantidade desapareceram, com a TLEBS (Dicionário Terminológico);
2. Há gramáticas que não contemplam os quantificadores existenciais: afinal, eles existem, ou não?
Muito obrigado e continuação do óptimo trabalho que vêm desenvolvendo, ao longo de todos estes anos.
À luz do novo dicionário terminológico, qual a subclasse a que pertence o advérbio eis?
Não percebo a razão pela qual o adjectivo se subdivide em classes e não em subclasses como o nome.
Só agora tenho de leccionar a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) e, por isso, surgiu-me esta dúvida.
Obrigada.
De acordo com o Dicionário Terminológico, como classifico as palavras nunca e jamais (classe e subclasse)?
Morfologicamente, o que é a palavra seguinte? Um adjectivo, advérbio? Por exemplo: «Analisa os seguintes processos.»
Gostava de saber qual das seguintes frases está correcta:
1. «Os ingleses eram muitos mais do que os franceses.»
2. «Os ingleses eram muito mais do que os franceses.»
Muito obrigada.
Sendo as conjunções descritas muitas vezes como elementos que ligam orações, elas deverão ser inseridas nas mesmas ou ser consideradas elementos de ligação? Tomemos como exemplo a frase «O André chegou tarde porque esteve a conversar com o amigo». Nesta frase, a oração subordinada causal é «porque esteve a conversar com o amigo», ou «esteve a conversar com o amigo»? A minha dúvida surge do facto de, se a conjunção é um elemento de ligação, ela funcionar como uma espécie de ponte e nesse sentido não pertence a nenhuma das margens. Contudo, e penso que eu é que estarei errado, nas gramáticas elas aparecem sempre como parte integrante ou das orações coordenadas ou subordinadas. Nesse sentido, como explicar a contradição?
Desde já, o meu obrigado.
A locução conjuntiva «eis que» só pode ser temporal e jamais causal?
Obrigada.
Na frase «Aquele rapaz é jogador de futebol», a palavra jogador é um adjetivo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações