Gostaria de saber se é gramaticalmente correcto dizer, por exemplo, «Não é por as gerações...»?
Ou dever-se-á apenas dizer: «Não é pelo facto das gerações...»?
A utilização do por é correcta?
Obrigada.
Na frase «Eu comprei um queijo e tu ainda me deste um», o último «um» a que classe gramatical pertence? Ele tem a função de um pronome, mas não o pode ser.
Agradecida.
Na gramática tradicional, certo é considerado como pronome/determinante indefinido. No Dicionário Terminológico, é apresentado apenas como determinante indefinido. Porquê? Podem dar exemplos?
O Dicionário Houaiss (edição electrónica de 2009) inclui as conjunções e preposições no grupo dos clíticos.
Sendo assim, gostaria de saber os critérios a ter em conta para a classificação de um vocábulo como clítico.
Obrigado.
Obrigada pelo serviço que nos prestam.
Gostava de saber se radical é adjectivo relacional.
Obrigada.
Gostaria de saber se é possível elucidar-me quanto à subclasse das palavras silêncio e riso. Será que são nomes concretos, ou abstractos? Obrigada pela atenção.
Como se classifica morfologicamente a palavra brilhante na frase «Eles apanharam uma moeda brilhante»?
Qual a classe ou subclasse de e, na frase «O cão e o gato dão-se bem»?
Gostaria de uma frase onde a palavra já funcione como palavra denotativa de realce.
O que justifica que no Dicionário Terminológico (DT), palavras como muito(s), algum (alguns), se utilizadas como pronomes, deixem de ser quantificadores?
Ex. 1: Quantas pessoas lá estavam? Muitas. (Pronome indefinido)
Ex. 2: Estavam lá muitas pessoas. (Quantificador existencial)
Não há expressão de quantidade num e noutro caso?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações